fbpx

Valores – Ser quem Somos e onde queremos chegar!

Valores pessoais e da empresa

“Passamos pelas coisas sem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir, juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar.

Tudo transita num galope ruidoso, veemente e efémero. Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver.”

José Tolentino de Mendonça

 

Se está com pressa, então não é o momento de ler este artigo J Valores – Ser quem Somos e onde queremos chegar! Quando tiver tempo… esse vai ser o momento.

Quando tiver tempo….

Pare….

Respire profundamente…

Escute a sua respiração…

Sinta o seu corpo….

Deixe por um momento as suas ocupações habituais, permita-se entrar por um instante dentro de si…deixe o tumulto dos seus pensamentos longe…

Lance longe de si as preocupações que o esgotam…entre nos aposentos do seu intimo…e permita-se Ser…

Simplesmente ser quem é…

Nunca vivemos melhor, no entanto nunca vivemos tão agitados.

O horário de trabalho, que por vezes acaba demasiado tarde; a família à qual dedicamos menos tempo do que aquele que gostaríamos, compromissos inultrapassáveis, relações sociais, reuniões e imprevisto de todo o tipo… e EU?…

Enredados num emaranhado de compromissos e obrigações, por vezes perguntamo-nos se somos realmente protagonistas da nossa vida, ou simplesmente empurrados pelas circunstâncias, que como uma corrente de água demasiado forte, nos arrasta sem saber se conseguimos sair…

Sair só depende de cada um de nós.

O que quero eu?

Como quero?…

O que me faz Feliz….e como posso fazer o outro feliz!

Este foi o mote para a realização de um Retiro de Liderança em 2018 com uma empresa que acompanhamos, a ED. Sentimos que nada melhor do que nos retiramos para poder vivenciar o tema Valores – Ser quem Somos e onde queremos chegar!

Num retiro existem muitos valores importantes e aos quais temos de dar particular atenção, partilhamos o que sentimos serem os

 

#5 valores essenciais

 

#1 Valor – A Preparação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi desenhado um programa tendo em conta a intenção e os objetivos traçados pela empresa. No programa tivemos atenção em todos os detalhes. Momentos de trabalho, momentos de silêncio, momento para integrar as atividades, momento de lazer, momentos de diversão, momento para contemplar, momentos com tempo…tempo de cada um e tempo de todos.

 

#2 Valor – O Espaço

Casa da Torre Retiro

Foi escolhido um local onde o essencial estivesse presente, um antigo seminário de jesuítas que costuma acolher retiros, próprios e organizados por outros, pelo que todo ambiente estava preparado para nos acolher nesta atividade. Um espaço que nos permite habitar o tempo e sentir cada momento – A Casa da Torre.

 

#3 Valor – A Alimentação

A alimentação é um dos aspetos fundamentais neste tipo de atividade. Alimentação saudável, pratos confecionados com ingredientes produzidos na horta da casa e confecionados com muito muito amor. Quando permitimos habitar o tempo, saboreamos tudo de outra forma, saboreamos com tempo, saboreamos com todos os sentidos.

 

#4 Valor – O Acolhimento

Acolhimento

O Acolhimento foi feito na entrada da Casa da Torre onde foram desejadas as boas vindas e comunicada a intenção do retiro a todo o grupo. Seguiu-se um passeio e visita à quinta onde cada participante pôde sentir cada espaço e a natureza envolvente.

 

#5 Valor – As Atividades

atividades retiro

As atividades foram cuidadosamente preparadas para que cada elemento da equipa se pudesse conhecer melhor e pudesse sentir os valores da empresa.

O espaço inspirador, a ausência de dispositivos eletrónicos J , a equipa em total entrega resultou num vivência total das atividades propostas.

O exercício que destaco foi o exercício dos valores, que foi proposto no artigo O valor de ter valores: pare, escute, olhe e explorado no artigo Como gerar valor na vida vivendo os valores. Cada participante fez o exercício, debatemos e discutimos em conjunto e alinhamos os valores da empresa. Tudo com muito tempo, diálogo, unidade e compreensão. Existem atividades como esta, que carecem de tempo…tempo para pensar…tempo para sentir…tempo para dialogar…tempo para partilhar…tempo…

Os valores que foram sentidos por toda a equipa foram:

valores empresa

Neste momento esta empresa lidera a inovação na área de ecrãs digitais e das experiências interativas, estando presente em todo o mundo.

Este é mais um exemplo em que os valores foram vividos e habitados por cada elemento da empresa, partilhados, conversados e sentidos intensamente por todos. São estes valores que norteiam a sua ação no dia a dia. Valores sempre presentes que focam no futuro e onde queremos chegar. O resultado só pode ser um resultado que gera valor.

Estes exemplos que fui partilhando ao longo das ultimas semanas são exemplos de como investindo no essencial, nos valores de cada colaborador e empresa conseguimos gerar resultados de valor. Os valores norteiam a nossa ação diária, eles são essenciais para viver a missão e focar na visão que se quer.

Preparamos estas ações à medida de cada empresa, tendo em conta a sua vontade e intenção. Desafie-nos a consigo empoderar a sua equipa com esta metodologia única e que gera resultados de valor.

Estou disponível através do telefone 963 958 089 ou do email sandra@gliimecode.com e terei todo o gosto em ajudar.

 

30 Mai 2019

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Por Sandra Costa

Coach e Consultora, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false