fbpx

Um dia na vida de um líder: o poder do exemplo!

O poder do exemplo na Liderança

“O verdadeiro Líder não tem necessidade de Liderar –
Contenta-se em apontar caminho”

Henry Miller

 

Quem me conhece sabe o poder do exemplo para mim. Para mim o exemplo não é a melhor forma, é a ÚNICA forma. Sinto diariamente nos líderes que acompanho o poder do exemplo, quer pelo exemplo quer pela falta dele.

Hoje partilho convosco a história do António. O António assume a função de administrador na área comercial numa empresa que comercializa produtos alimentares, cujos clientes são maioritariamente clientes do canal Horeca (estabelecimentos de Hotelaria, Restaurantes e Cafés).(1)

Acompanho o António há cerca de 1 ano e meio, através do Coaching de Liderança. O António tem 50 anos e 30 anos de experiência profissional. Iniciou-se na área de vendas, como comercial, após anos de experiência e muita formação nas mais diversas áreas, assumiu a Direção Comercial. Passado 20 anos e muito devido à sua Competência e experiência foi convidado a integrar o quadro de liderança de topo ficando responsável pela área Comercial. Neste momento o António Lidera a área comercial, desde compras, prospeção, vendas e pós-venda, contando com uma equipa de cerca de 60 pessoas.

A António contactou-me inicialmente com intenção de um coaching de liderança para trabalharmos a área da comunicação, pois em 2018 iria ser o speaker num evento internacional do grupo. Após a realização desse programa o António decidiu que existiam muitas outras questões que queria desenvolver, então, assumimos um Coaching de liderança com encontros quinzenais.

A Rita assume a função de comercial na zona centro. A Rita nasceu e cresceu na zona de Aveiro, tirou a licenciatura em Eng. Alimentar e mestrado em bioquímica e química dos alimentos na Universidade de Aveiro. A Rita cresceu entre pacotes de arroz, açúcar e café na mercearia dos avós, faz questão de dizer que o cheiro do café lhe está no sangue. Como também lhe está no sangue o gosto pelas pessoas, o gosto pelo contacto, o gosto por estar ao serviço. Naturalmente a sua primeira escolha quando ingressou no mercado de trabalho recaiu na área comercial. A Rita concorreu para Responsável Comercial de uma empresa que comercializa produtos alimentares para o canal Horeca. Após o processo de seleção a Rita consegui o tão almejado lugar.

Hoje é o seu 1 dia no terreno após um período de acolhimento e integração de 1 mês e meio. A Rita passou por todas as áreas da empresa e teve oportunidade de acompanhar os seus colegas comerciais no terreno.

 

A propósito do acolhimento de novos colaboradores recomendamos a leitura do Manual de Acolhimento da Gliimecode® que pode servir de referência para a elaboração do seu. 

 

Apesar da empresa ter um Diretor Comercial, o Manuel, que na 1 semana acompanha todos os novos comerciais, o António faz questão de os acompanhar no 1 dia.

A Rita, apesar de conhecer o António sente-se um pouco nervosa, uma vez que quem lhe vai apresentar os seus maiores e melhores clientes é o administrador. O nervosismo da Rita vai se desvanecendo à medida que as visitas vão acontecendo.

Durante o dia e em particular nas viagens o António partilha com a Rita como foi o seu 1 dia naquela empresa. O António iniciou o seu percurso tal e qual a Rita, como comercial. Partilha a importância da observação e da escuta e como elas são fundamentais para que possamos desenvolver-nos enquanto pessoas.

No final do dia o António agradece à Rita a possibilidade de poder ter novamente contacto com o terreno e rever clientes que já foram seus.  Diz-lhe que acredita que se a Rita quiser, poderá muito bem ocupar a sua posição daqui a uns anos.

Conforme combinado na sessão de coaching, no final do dia o António enviou me uma mensagem a dizer o seguinte:
Sandra, hoje sorri muito, senti-me ao serviço e em missão.

Eu com um sorriso, disse para mim, que bela forma de terminar o meu dia.

Eu Sandra Costa ajudo líderes no seu processo de autoconhecimento, bem como as suas equipas para gerarem resultados de valor. E para mim, este é também um dia em missão.

Se à semelhança do António, acreditas que o desenvolvimento pessoal é a chave para sorrires, seres em missão e estares ao serviço sendo tu o Líder Exemplo, eu estou disponível para te ajudar.

 

Podes contactar-me através dos contactos habituais:

Email: sandra@gliimecode.com

Móvel. 963 958 089

 

(1) O termo HoReCa é uma concatenação das Palavras Hoteis/ Restaurantes /cafés.

19 Set 2019

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Por Sandra Costa

Coach e Consultora, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false