fbpx

Receitas Prontas no Digital. Pegar ou largar?

Fundações do marketing digital

Habituámo-nos ao imediato.

A pressa é, quase sempre, mais que muita e tudo tem de ser instantâneo. A acelerada evolução tecnológica, das últimas décadas, assim nos habituou.

Se queremos saber mais sobre um tema, uma pessoa, uma empresa, um produto ou outra coisa qualquer, várias possíveis respostas estão à distância de alguns singelos cliques.

Aqui e ali, habituámo-nos ao imediato e no digital não é diferente.

O marketing digital anda na boca do mundo.

Tem transformado empresas e modelos de negócio.

Quando vemos pessoas e empresas com resultados incríveis vemos a ponta de um iceberg e seguramente, não foi a sorte, nem o sobrinho desenrascado, que gerou aqueles resultados.

Algumas empresas sonham com resultados semelhantes e contactam-nos para gerir as suas redes sociais e multiplicar a sua carteira de clientes. Tudo tem de ser rápido, muito rápido, como se de um passe de magia de tratasse.

As bases do marketing? Muitas não as têm e muito poucas estão interessadas em sequer pensar nisso.

Nós não acreditamos em atalhos. Este não é o nosso caminho e, nestes casos, cada um seguiu o seu.

O potencial do digital é realmente atractivo, mas é também traiçoeiro, sempre que, na ânsia por resultados rápidos, descurarmos os alicerces que sustentam os mesmos.

As receitas prontas a aviar, que servem para todos e qualquer um, só podem trazer resultados intermédios enganadores, como castelos de areia que desmoronam a qualquer momento, misturando-se rapidamente com todo o areal, sem deixar rasto.

Pense comigo.

De que serve “comprar gostos”, para uma página nua de conteúdos relevantes, com os quais as pessoas não sentem qualquer afinidade?

De que serve fazer um anúncio brilhante, que atrai milhares de pessoas para um site confuso, que nada lhes acrescenta e rapidamente o abandonam com uma péssima primeira impressão da marca?

De que serve aplicar aquela estratégia tão boa para aquele negócio, que pouco tem a ver com o seu?

Quer mesmo investir tempo e dinheiro para ostentar métricas de vaidade?

Serão, estes, resultados de valor para o negócio?

Sinto que não e atrevo-me a pensar que sente o mesmo…

Antes de tudo isso, vem o marketing. O marketing não é online, nem offline. O marketing é só um e é muito mais do que canais digitais.

Pela sua extrema importância, hoje saliento, 4 aspectos essenciais que, na minha opinião, não pode descurar para atingir os almejados resultados, com os seus esforços “digitais”.

 

Alicerces do sucesso da comunicação (digital)

 

#1 A {essência} da marca

 

Uma marca é muito mais do que um logótipo.

Cada marca tem um significado e encerra em si todas as emoções e energia experienciadas, por cada um que com ela se cruza.

A essência de uma marca refere-se à sua identidade central. É um “concentrado” dos seus valores, missão, visão, cultura e personalidade. Este “concentrado” guia a sua actuação diária, assegura uma comunicação coerente e cria ligações emocionais com quem a rodeia.

A sua essência é única e inimitável.

Quando uma marca reconhece e respira a sua essência, cria ligações e afinidades com a comunidade que rodeia, que vão muito além das meras relações comerciais

Estes são os factores que, no final, vão determinar a decisão de compra e a maior ou menor ligação da comunidade à sua marca.

Se ainda não assistiu à famosa TEDTalk de Simon Sinek, recomendo que o faça. Se já conhece, sugiro que a reveja.

Simon Sinek apresenta-nos o conceito de Círculo Dourado, composto pelas questões O quê? Como? e, no núcleo, Porquê?

Na realidade, as pessoas não compram o que faz, mas porque o faz.

A essência da marca Volvo, por exemplo, é a segurança. Esta é usada como bússola nas suas decisões. O foco desta marca é reforçar a segurança dos seus clientes. Os clientes sabem disso, sentem-se seguros e ligados à marca.

Na Gliimecode, o nosso foco e essência são as Pessoas. Acreditamos no seu imenso potencial e nos Resultados que podem gerar, individualmente e em equipa – Pessoas Brilhantes . Resultados Extraordinários. Potenciar este brilho e os seus resultados orienta a nossa oferta, comunicação e acção diárias.

Definir a essência da sua marca é como traduzir alma da sua empresa em palavras. Escolha as suas.

 

#2 As {marcas pessoais} por trás da marca

 

Há muito que, grandes marcas, beneficiam com o carisma e reputação dos seus líderes e membros da equipa.

As marcas pessoais acrescentam personalidade e autenticidade às marcas corporativas e criam comunidades com forte ligação à marca.

Quer queiramos, quer não, todos temos uma marca pessoal.

Ao invés de a deixar ao sabor do vento, a melhor opção será sempre a de desenvolver a sua marca, de uma forma consciente e coerente com os seus objetivos.

Projectar o que o que o torna especial e único, de forma estratégica e impactante, traduz-se num activo de valor inestimável.

Veja o exemplo da nossa partner Sandra Costa e da sua marca pessoal.

Com um posicionamento bem definido, brinda-nos com uma comunicação de excelência – clara, coerente e de valor em todos os canais, incluindo o ofline, em que é o exemplo vivo do que defende e recomenda. 🙂 Acompanhe o seu website, linkedin, intagram e inspire-se.

Se lidera um negócio seja o exemplo e incentive cada elemento da sua equipa a chegar mais longe. Marcas fortes juntas resultarão em grandes sinergias. Todos os colaboradores podem e devem ser embaixadores da marca corporativa, fazendo ouvir a mensagem da empresa junto da sua rede, aumentando a notoriedade da marca e as oportunidades de negócio.

 

#3 A {Identidade visual} da marca

 

A identidade visual representa, graficamente, a personalidade, os valores e emoção da marca.

Materializa-se através do nome, do logótipo, da frase de assinatura, das cores, do tipo de letra associados, entre outros.

Todos estes elementos são combinados, numa refinada receita que pretende transmitir uma determinada mensagem e permitirem a sua rápida associação à marca.

É interessante compreender as mensagens sublimares das marcas e perceber o quão importante é que toda a comunicação da marca seja coerente com a sua identidade. Só assim é possível que a presença de alguns elementos, como certa cor por exemplo, seja o suficiente para que as Pessoas os associem, rapidamente, a uma marca e às emoções que imana.

Pelo contrário, elementos contraditórios e inconsistentes, causam confusão e destroem qualquer comunicação.

A identidade visual da Gliimecode® foi pensada ao detalhe – o nome, o símbolo, as cores, as fontes – detalhes que estão presentes na nossa comunicação e acção diária.

Cuide da sua identidade visual e seja coerente.

 

#4 O {Conteúdo}

 

Estratégias de comunicação que não contemplem a criação de conteúdo estão, para mim, condenadas ao fracasso.

O processo de compra mudou. As pessoas pesquisam na internet antes de fazer uma compra e quando entram em contacto directo com a empresa, a sua decisão, em grande medida, está tomada ou, no mínimo, altamente condicionada.

As pessoas não procuram produtos ou serviços, mas antes soluções que dêem resposta aos seus desafios e questões. Querem tomar decisões informadas e por isso procuram, avidamente, informação nos motores de busca, que devolvem, rapidamente, um manancial de informações relacionadas.

Senão vejamos: Fará sentido enviar todas as semanas um email ou rechear diariamente as páginas das redes sociais, com informação sobre os produtos e serviços da sua empresa? Quem estará preocupado com os seus produtos e serviços?

E se experimentar enviar informação sobre o problema que o seu serviço resolve e as possíveis soluções (onde se inclui a sua)? E se depois de tudo esclarecido, explicar porque motivo e, em que condições, a sua solução é melhor que as outras?

Através da criação de conteúdo relevante, o marketing deixa de ser intrusivo e contribui para empoderar o seu público-alvo, que dotado de todas as informações, tomará a decisão que melhor se lhe adequar.

Só apostando no marketing de conteúdo – informativo, de entretenimento e inspiracional – é possível alimentar as redes sociais e o email marketing, conquistando, merecidamente, atenção, reputação e confiança de uma comunidade fiel.

O conteúdo é um activo importantíssimo para qualquer marca e é, actualmente, o grande combustível do marketing, que atrai os seus potenciais clientes ideais e os converte em clientes.

Na Gliimecode, o conteúdo foi uma aposta desde o primeiro momento. Lançamos, semanalmente, artigos no nosso blog Learn and Act, disponibilizamos materiais como ebooks e infográficos, partilhamos insights e outros materiais através de email e, diariamente, no facebook, instagram e linkedin, através dos nossos perfis pessoais.

Se ainda não utiliza o marketing de conteúdo, defina o seu estilo – tom e linguagem – e dê o primeiro passo. Coloque-se ao serviço das pessoas que o seguem, agregando valor através do conteúdo que cria.

De olho no enorme potencial do Digital, não descure estes aspectos essenciais. Eles são fundamentais para que haja substância e coerência na comunicação, através dos vários canais disponíveis e congruência com os objectivos.

Se quiser dar a sua opinião, colocar qualquer questão ou saber como o posso ajudar, de forma individualizada, estou à distância de um clique. 😊

Pode, ainda, saber mais sobre os nossos serviços de marketing de conteúdo aqui.

Receitas prontas a aviar no digital? Não obrigada!

 

26 Jun 19

foto teresa secco

Por Teresa Secco

Consultora e Coach. Adora aprender novas matérias e perspetivas, numa base diária e é apaixonada pelas áreas do marketing e do desenvolvimento pessoal. É fã de pessoas sorridentes que assumem, com confiança e determinação, o seu papel de co-criadores da sua vida e essa é a sua forma de estar na vida.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false