fbpx

Porque é que os pequenos pormenores geram grandes resultados?

Porque é que os pequenos pormenores geram grandes resultados!

“Nós somos o que fazemos repetidamente.
A Excelência, não é um ato, é um hábito”

Aristóteles

 

Esta é a minha história e a história do Manuel. Conheci o Manuel há certa de 2 anos, e desde então escolhemos gerar resultados em conjunto.

O Manuel, é CEO e Diretor Comercial da empresa Trust Car, uma empresa de venda e aluguer de automóveis, com 4 delegações e 16 colaboradores.

O Manuel estava sempre a queixar-se da falta de resultados dos seus colaboradores, há 2 anos uma das primeiras questões do Manuel foi:

– Como é que tu consegues esses resultados nas empresas com quem trabalhas?

Ao que respondi:

– Eu cuido e ajudo a que cuidem dos pequenos pormenores. São eles que fazem toda a diferença no dia a dia de um Líder e da sua equipa.

O Manuel afirmou:

– Sandra, tudo muito bonito, contudo talvez não funcione comigo e numa empresa pequena como a minha com 16 colaboradores.

Ao que disse:

– Manuel, tu queres que funcione?

Ao que o Manuel respondeu de forma muito rápida e assertiva:

– Sandra, sabes que sim.

Eu rapidamente lhe respondi:

– Manuel se queres, tu consegues.

 

Então eu e o Manuel acreditamos juntos e fizemos uma aposta, eu apostei com o Manuel que se ele cuidasse com a minha ajuda dos pequenos pormenores gerava grandes resultados, o Manuel apostou que daria o seu melhor. E eu e o Manuel selamos a aposta e comprometendo-nos a partilhar os pormenores e os resultados publicamente. Aqui estou eu a cumprir a promessa e a partilhar consigo os pequenos pormenores que geram grandes resultados.

Apresento-lhe os:

 

#7 pormenores que geram grandes resultados

 

#1- Acreditar

 

“A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”

Alice no País das Maravilhas

 

O Manuel acreditou e começou o seu processo de autoconhecimento através do coaching de liderança, onde trabalhamos questões como:

? quem sou eu

? quais os meus valores

? quais os valores da Trust Car

? o que quero

? o que estou disposto a fazer para lá chegar

Este processo teve a duração inicial de 6 sessões de coaching, cada sessão tem a duração de cerca de 1,5h cada, sendo a 1ª sessão de 2h. Este processo decorreu durante 2 meses, e foi sendo ajustado sessão a sessão. Neste momento o Manuel continua com as sessões de Coaching de liderança e está a desenvolver outras competências que considera fundamentais.

Este é um processo de desenvolvimento pessoal ajustado a cada cliente e à sua realidade. O sucesso do mesmo depende sempre da vontade e do investimento do cliente.

 

#2 – Paixão

 

“O trabalho mais difícil é descobrir sua verdadeira paixão. Depois, deixará de ser trabalho.”

Rodrigo Chung

 

O Manuel sentiu, verbalizou e escreveu que a sua Paixão são as pessoas. Esta Paixão foi materializada na missão da Trust Car: encontrar soluções únicas. E de uma forma presente sentiu que uma das condições básicas para trabalhar na sua empresa era gostar de pessoas.

Como devem imaginar alugar e vender carros não é tarefa fácil e se não gostarmos de pessoas…como vamos nós poder servi-las?

Neste momento o Manuel e a sua equipa têm nas pessoas a sua paixão.

 

#3 – Valores

 

“Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor”.

Albert Einstein

 

O Manuel sentiu a importância dos seus valores e a importância de os partilhar com a sua equipa, e com essa intenção e com o objetivo de definir os valores da Trust Car, organizamos um Team Coaching onde trabalhamos os valores de equipa. Partilho aqui os valores da Trust Car:

 

valores empresa

 

 

 

 

 

 

 

Se quiser conhecer a metodologia que utilizo e a sua importância sugiro a leitura do artigo https://www.gliimecode.com/valores-ser-quem-somos-e-onde-queremos-chegar.

A partir desse momento a equipa está calibrada e todos sentem e vivem os valores da empresa.

 

#4 – Partilha

 

“Aprendemos quando compartilhamos experiências.”

John Dewey

 

O Manuel compreendeu que a partilha com a sua equipa era fundamental. Começou a fazer reuniões com frequência e com diferentes intenções:

  • Reuniões Diárias
    • Briefing diário, com duração 5mts
  • Reuniões Semanais
    • Briefing semanal, com duração de 20mts
  • Reuniões Mensais
    • Análise mensal e preparação mês seguinte, com duração de 45mts
  • Reuniões Trimestrais
    • Análise trimestral, follow-up resultados, medidas corretivas, duração máxima de 1,5h
  • Reunião Anuais
    • Análise Anual, preparação ano seguinte, kick-off, aqui a duração varia de 1 a 2 dias.

Irei desenvolver mais este tema no próximo artigo: Reuniões para que eu as quero e para que servem.

 

O que posso adiantar que é no início a equipa estranhou depois entranhou. Agora a equipa já não passa sem as reuniões, tornaram-se hábito e parte da rotina empoderadora.

 

#5 – Comprometimento

 

“Compromisso significa que ambas as partes envolvidas deviam abdicar de alguma coisa em favor da outra, significa ter capacidade para lidar com as exigências, os medos, da outra”.

Nelson Mandela

 

O Manuel ouviu a sua equipa quer nas reuniões, quer quando visitava as delegações e chegamos à conclusão que fazia sentido implementar um sistema de incentivos que fizesse sentido para todos. Criamos um sistema que combinasse objetivos quantitativos e qualitativos, onde estavam incluídas vendas, cobranças, satisfação de clientes, entre outros.

Este é para mim um dos pormenores que geram grandes resultados. Um sistema de remuneração que combine um valor fixo com um valor variável acordado por ambas as partes. Trabalho estes sistemas à medida de cada empresa.

Compromisso de todos com os objetivos geram resultados para todos.

 

#6 – Responsabilização

 

“Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.”

Carl Jung

 

O Manuel compreendeu que todos somos um se cada um contribuir para o todo e responsabilizou cada elemento da equipa por áreas especificas. Partilho um exemplo de dois pormenores que fazem toda a diferença na equipa:

  • Eleição do colaborador do mês
    • Todos os meses é eleito o colaborador que mais contribuiu para gerar resultados na Trust Car, a eleição é feita com a votação de toda a equipa. O colaborador tem como prémio um jantar para 2 pessoas num determinado valor.
  • Inspirador do mês
    • Todos os meses é eleito o inspirador que terá participação na reunião mensal e fará uma abordagem a um tema especifico.

 

Neste momento todos sentem que são parte da empresa e todos se sentem responsáveis pelos resultados. Quando a Trust Car ganha todos ganham, quando perde, todos perdem.

 

#7 – Resultados

 

“Resultados são consequência”

Sandra Costa

 

Ao fim de 2 anos de parceria com o Manuel partilho aqui algumas frases que me envia ao fim de reuniões e eventos que faz com a sua equipa:

“Sandra, como sabes não gosto nada de te dar razão…mas que isto funciona, funciona”

“Sandra, acreditas que a equipa chegou 15 mts mais cedo à reunião semanal”

“Sandra, este mês ultrapassamos todos os objetivos, decidi partilhar parte dos resultados com a equipa e vou-lhes oferecer um prémio”

“Sandra, estou a adorar cuidar da minha equipa”

“Sandra, hoje o José veio ter comigo e disse, Sr. Manuel, obrigada por me ter ajudado no negocio com o cliente XPTO, consegui vender o carro”

Como eu refiro sempre os resultados surgem naturalmente se nós cuidarmos dos pormenores. A propósito, já pensou nos pormenores que tem que cuidar para gerar grandes resultados.

O Sr. Manuel está disponível para partilhar a sua experiência pessoal e falar na 1ª pessoa dos resultados que tem obtido. Se for essa a vossa intenção, enviem mensagem que eu terei todo o gosto em vos colocar em contacto.

 Estas parcerias de acompanhamento são preparadas à medida de cada empresa, tendo em conta a sua intenção e objetivo. Acredito que apostar no autodesenvolvimento do Líder através do seu autoconhecimento é o primeiro pormenor que gera grandes resultados.

 Preparado para apostar em si?…

 Estou disponível através do telefone 963 958 089 ou do email sandra@gliimecode.com e terei todo o gosto em apostar consigo.

 

14 Jun 2019

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Por Sandra Costa

Coach e Consultora, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false