fbpx

Marca Eu – Cultiva a sua m@rca mais valiosa?

Marketing pessoal

O conceito de Marca há muito deixou de estar reservado ao mundo das empresas. Hoje, quer queiramos quer não, todos temos uma marca pessoalA m@rca Eu.

Resta saber se optamos por desenvolver a nossa marca de uma forma consciente e coerente com os nossos objetivos ou se, pelo contrário, a deixamos ao sabor do vento.

Independentemente da nossa situação profissional atual – empresário, colaborador, em transição de carreira ou outra, se não tivermos as rédeas da construção da nossa marca, estaremos, muito provavelmente, a afastarmo-nos das nossas metas e objetivos.

Não é por acaso que as grandes marcas empresariais são associadas ao nome dos seus fundadores ou gestores. Steve Jobs da Aple, Bill Gates da Microsoft, são apenas dois dos muitos exemplos que retratam bem o facto de as marcas beneficiarem e muito, com o carisma e reputação dos rostos que têm por trás.

Para além da componente profissional, também a Pessoa, enquanto indivíduo, tem benefícios incríveis se souber projetar o que a torna especial e única, de forma estratégica e impactante.

Se ainda não o faz, comece a pensar em si como uma M@rca.

Mas como podemos construir uma marca pessoal impactante?

Tal como se de uma empresa se tratasse, alguns elementos são fundamentais nesta fórmula vencedora.

M@rca pessoal: Os 6 Elementos essenciais da fórmula

 

1. Posicionar

O posicionamento traduz a perceção que as pessoas têm quando interagem consigo – uma personalidade ou imagem mental que criam sobre si.

O posicionamento pretendido – a imagem que queremos transmitir – tem de ser o nosso ponto de partida. Já o clássico “Alice no País das Maravilhas” relata uma situação em que Alice chega a uma encruzilhada e um gato pergunta se a pode ajudar. Alice queria saber que caminho seguir e o gato pergunta para onde quer ir. Quando Alice diz que o destino não é relevante, o gato responde que, nesse caso, o caminho a escolher também não é relevante. Quando não sabemos para onde queremos ir, qualquer caminho serve, sendo certo que o destino será uma incerteza.

Refletir sobre a imagem que queremos transmitir torna mais fácil pensar estrategicamente na nossa marca: O que eu quero que as pessoas associem ao meu nome? Que valores e qualidades quero salientar? Há alguma área em que quero ser reconhecido como especialista? Se quero ser especialista numa área que ainda não domino, que recursos tenho de obter e o que estou disposto a fazer para isso? Os meus comportamentos são coerentes com aquilo que defendo? …

Pensar estrategicamente não significa pôr em causa a nossa autenticidade. Seja humano e autêntico. Isso será muito valorizado por quem se relaciona consigo.

 

2. Contar uma história

Todos temos uma história para contar e todos, ou praticamente todos, gostamos de acompanhar uma boa história.

O storytelling é uma das estratégias mais eficientes para manter o interesse na sua marca pessoal.

Comece por traçar uma linha de tempo e destaque os pontos mais marcantes da sua vida, positivos e negativos. A sua história deve destacar as suas raízes, objetivos, áreas de interesse, paixões e aprendizagens.

Uma narrativa que cativa está associada a evolução e mudança. Mostre o seu ponto de partida, como chegou ao seu ponto atual e qual a sua próxima meta. Partilhe momentos da sua jornada, os seus esforços, concretizações e aquilo que o inspira.

 

3. Acrescentar valor

Acrescentar valor à sua rede de contactos pode passar por partilhar informação relevante (artigos, eventos, notícias…), fazer comentários interessantes em publicações, gostar publicações, apenas para mencionar algumas possibilidades.

Ainda mais eficaz e diferenciador é criar o seu próprio conteúdo, como reflexões da sua autoria, fotografias e vídeos que publica. E, se ainda não o fez, que tal criar conteúdo sobre uma área que o apaixona, sobre novidades do sector em que trabalha ou sobre novas aprendizagens que o inspiram? Pode ser um artigo, um ebook, um vídeo ou, melhor ainda, uma miscelânea complementar de diferentes formatos.

A maioria das pessoas navega na internet de forma passiva e iniciativas originais, significativas e regulares destacam-se claramente no meio da multidão. Foque-se em iniciativas que ensinem, entretenham e/ou inspirem.

As suas múltiplas ações diárias contribuem para a construção da sua m@rca. Certifique-se que estão alinhadas com a imagem que quer transmitir.

 

4. Divulgar

Uma das formas mais efetivas de divulgar uma marca, atualmente, é através dos meios digitais, desde logo pelo enorme alcance que cada ação pode ter.

Alguns dos canais ao seu dispor são:

Redes sociais

Provavelmente já passou algum tempo desde que criou os seus perfis pessoais nas redes sociais e depois de refletir sobre o seu posicionamento pretendido, está na altura de os rever e otimizar.

Analise as suas biografias, que serão diferentes dependendo da rede social e reveja:

  • A sua fotografia
  • A descrição (tom e conteúdo)
  • Palavras-chave relevantes
  • Empresas associadas à sua marca
  • Links para outras redes sociais onde está presente
  • Call to action (CTA) com um link estratégico, indicando claramente qual a ação seguinte que espera de quem visualiza o seu perfil

Sempre que possível planeie antecipadamente as suas publicações e tenha em conta as especificidades de cada rede social, quer ao nível do que publica, como das configurações de perfil que permitem limitar o acesso a conteúdos privados, que quer apenas partilhar com amigos.

Explore as várias possibilidades de cada rede social em seu proveito e esteja atento às constantes evoluções de cada uma. O linkedin, por exemplo, além das actualizações curtas de status, permite que publique artigos directamente na plataforma. Estes artigos serão incluídos no seu perfil (na secção Your Articles & Activity) e serão partilhados com um grupo dos seus contactos e seguidores, que poderão ser notificados quando escrever um artigo.

 

linkedin

Para maior alcance, promova os seus artigos em Grupos de discussão da rede linkedin, que deve seleccionar criteriosamente.

Blog

Um blog é o canal por excelência para a divulgação de artigos e outros conteúdos que cria.

Se a sua empresa tem um blog, contribua regularmente para o mesmo e certifique-se de que o autor está devidamente identificado.  Veja o exemplo do blog da Gliimecode. Com o nome de Learn&Act, publicamos, semanalmente, artigos e outros materiais gratuitos, excelentes para aprender e colocar em prática logo de seguida.

blog gliimecode

Em alternativa ou cumulativamente opte por ter o seu próprio website. Não precisa de ser nada de muito complexo e é uma das melhores formas de posicionar a sua marca nos motores de busca. Tal como numa empresa, o website pode ser a peça central de uma marca pessoal de sucesso.

Plataformas como o wordpress, tornaram o desenvolvimento de um website bastante mais fácil e sem necessidade de recorrer a programadores.

Se quer criar um website para a sua marca pessoal, explore os templates disponíveis, em termos de layout e design, selecione o que mais se adequar ao que pretende e dê-lhe o seu toque pessoal. Crie uma homepage apelativa e com uma mensagem clara e persuasiva. Veja abaixo alguns dos elementos que deve incluir na sua homepage:

– Menu simples, com cerca de 4 itens

– Fotografia profissional, preferencialmente em tamanho grande. “Dê a cara” 🙂

– Título com pouco texto – mensagem direta e persuasiva em letra grande

– Marcas a que está, de alguma forma, associado para prova social (clientes, media onde publicou …)

– CTA’s (call to action) com formulários para subscrição do blog, no topo e fundo da homepage, preferencialmente com o número atual de subscritores, para reforçar a prova social

– O que tem para oferecer? (para que páginas principais os novos visitantes devem seguir)

– Lista de últimos 3 artigos publicados (imagem e breve descrição)

– 2 ou 3 testemunhos preferencialmente de pessoas reconhecidas no meio, que acrescentem prova social

 

Destaco a importância da recolha de emails através de formulários. Estes formulários devem estar associados a uma plataforma de email marketing e cumprir o double opt-in (a pessoa recebe um email com um link que tem de seguir, para confirmar a subscrição). A criação de uma base de contactos permitirá criar um relacionamento duradouro e personalizado com os seus subscritores, através do email marketing, que é uma das ferramentas de marketing mais eficazes e sobre a qual valerá a pena falar com mais detalhe num próximo artigo.

 

5. Relacionar

A sua marca será reforçada se se associar a outras marcas reconhecidas e se tiver uma boa rede de contactos que partilham os seus interesses. Procure manter o contacto com antigos colegas de trabalho, colegas de curso e formações que vai realizando ou eventos em que participa. Esta é uma importante rede de contactos, que se pode ajudar mutuamente.

 

6. Monitorizar

Uma marca forte está em constante evolução.

Defina algumas métricas e acompanhe a sua evolução. Alguns exemplos de métricas a acompanhar são visualizações, subscrições, interações, entre muitas outras. O importante é que vá ajustando a sua ação, de acordo com as iniciativas que se revelam mais eficazes.

 

Qualquer que seja a sua estratégia, apostar na criação de uma m@rca pessoal forte trará benefícios, provavelmente, inimagináveis.

Inspire-se com estes insights e construa a sua própria m@rca EU.

Não há fórmulas milagrosas que funcionam para todos.

Se quer criar o seu próprio plano de crescimento pessoal, convidamo-lo a conhecer o Programa de Treino Operacional em Marketing Pessoal e Vendas. É um programa muito completo, onde vamos trabalhar competências técnicas em marketing pessoal e vendas e, simultaneamente, o mindset, garantindo a confiança, a energia e o foco necessários para concretizar os seus objetivos e projetos.

Os resultados que ambiciona estão mais próximos do que imagina.

Como está a sua m@rca Eu?

Por Teresa Secco | 04 Mai 2018

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Os mais vistos

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false