Liderança Pessoal, a vitamina para gerar resultados de valor em Equipa!…

Liderança

“Não tenham medo! Todos somos frágeis e sabemos disso, mas Ele é mais forte!” Papa Francisco

“Não temos a excelência: uns nascem grandes, outros alcançam a excelência,
outros, ainda, têm de personificar essa excelência.”  Shakespeare, Noite de Reis

Liderança

Liderança Pessoal, a vitamina para gerar resultados de valor em Equipa, a única forma que conheço para calibrar, sintonizar a equipa com a missão, visão e valores pessoais e organizacionais. Uma equipa só gera resultados de valor quando o seu Líder tem a sua missão pessoal alinhada com a sua missão de equipa e organizacional. Muitos perguntam, e como se faz isso? É possível fazer? Dá muito trabalho? Que ferramentas precisamos?

Permitam-me partilhar, quando iniciamos o processo de questionamento quer dizer que estamos no Caminho J, muitos parabéns por isso. Vamos então em equipa, em comunhão com a intenção de gerar resultados de valor percorrer Os 7 Passos Nas Etapas do Caminho da Líderança.

 

Os 7 Passos Nas Etapas do Caminho da Liderança

 

1º Passo – Autoconhecimento

Ser Quem Somos. Conhecer-nos é fundamental para alinhar as nossas atitudes e comportamentos. Enquanto Líder Eu sei qual a minha Missão? Visão e Valores? Se eu ainda não sei quais os meus limites como poderei eu estar alinhado com a missão, visão e valores da organização onde pertenço… sugiro que faça o 1º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Quem sou?

2. Quais são os meus valores?

3. Qual a minha missão e visão?

Quando faço este exercício nas organizações, nos programas de Liderança Pessoal, os resultados promovem de imediato a alavancagem dos resultados de equipa. Se Eu sei Quem Sou, onde estou e para onde quero ir…sei que caminho tomar.

 

“Saiba quem é, conheça o seu lado bom e mau. Estes são os fundamentos de Auto liderança e toda a liderança começa por Auto liderança, porque não pode liderar os outros se não conseguir liderar a si mesmo. E não pode liderar-se a si mesmo se não se tiver esforçado para descobrir quem é.” Chris Lowney

2º Passo – Conhecer cada Elemento da Equipa

Quando questiono um líder de equipa sobre os seus elementos e pergunto se conhece os elementos da equipa… na maioria das vezes o silêncio é ensurdecedor…

Sim, a maioria dos lideres não conhece os elementos da sua equipa. Como posso eu conhecer os elementos da minha equipa se não me conheço a mim?… sugiro que faça o 2º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Quem São os elementos da minha Equipa?

2. Quais são os seus valores?

3. Qual a sua missão e visão?

 

“Tornar-nos nós próprios…como é que alguém encontra o seu verdadeiro eu? Nunca pensei muito nisso em novo, mas, enquanto jogador, e sobretudo enquanto treinador, fui-me interessando cada vez mais por esse tema. Quando lideramos alguém, é útil termos alguma noção de quem essa pessoa é – as circunstâncias em que cresceu, o que fará com que dê o melhor de si, e os comentários que a vão assustar. A única maneira de o perceber é através de duas atividades tantas vezes menosprezadas: escutar e observar.” Alex Ferguson

3º Passo: Comungar da Missão, Visão e Valores da Organização

Perdi a conta a Líderes de equipa que desconhecem a missão, visão e valores da empresa…

Como posso eu enquanto líder de uma equipa traçar a minha rota sem uma missão clara, uma visão de futuro e tendo presente os valores fundamentais e de valor da organização da qual faço parte… sugiro que faça o 3º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Eu Comungo da missão, visão e valores da organização?

2. A minha atividade diária está em sintonia com a missão, visão e valores da organização?

3. A ação diária da minha equipa traduz a comunhão e alinhamento com a missão, visão e valores da organização?

 

“Sem missão, não há Homem” Ortega Y Gasset

“Não tenho a certeza de nada, mas a visão das estrelas faz-me sonhar” Vincent Van Gogh

“Nenhum preço é alto demais pelo facto de pertencermos a nós próprios” Sandra Costa

4º Passo: Alinhamento da Equipa

Diariamente cruzam-se no meu caminho equipas Comerciais desorientadas, sem qualquer intenção definida, sem rumo, quase que como de kamikaze se tratassem, sem saber que alvo comercial, qual a intenção da visita e ação, o único objetivo é visitar muitos clientes…fazer muitos km’s…se se vai conseguir ou não negócio não é muito importante….

Como poderei eu saber qual o melhor caminho se não sei para onde vou…aí qualquer um me serve….sugiro que faça o 4º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Qual a intenção da Equipa?

2. Neste momento, onde está a minha equipa?

3. Amanhã, onde a minha equipa quer estar?

 

“O senhor pode dizer-me, por favor, qual o caminho que devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde quer ir, respondeu o Gato.
Não me importo muito para onde, disse Alice.
Então não importa o caminho que vai escolher”, disse o Gato.
Desde que dê a algum lugar, completou Alice
Oh, pode ter a certeza que vai chegar se continuar a caminhar, disse o Gato”. Alice no país das maravilhas Lewis Carroll

5º Passo: Feedback Empoderador

Se há situação que ainda me deixa em completo desconforto é o feedback tirano, o feedback que não acrescenta, que rouba energia, que coloca a pessoa no trilho dos não Recursos.

Como poderei eu sentir-me empoderado, e percorrer o trilho dos Recursos se o meu líder não me ajuda? Se o meu líder não me permite encontrar a solução?…Também conhece líder que tem por hábito dar feeback dilacerantes como: este projeto está um porcaria…atirando o projeto para cima da mesa e voltando as costas…Conhece ou já conheceu algum?…se sim?…nesse caso sugiro que faça o 5º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Quais os pontos positivos desta ação?

2. Como poderiam ser melhorados?

3. Como poderiam ser feitos de forma diferente?

 

“Um dos aspetos da criação de equipas por vezes é menosprezado é a necessidade de paciência por parte dos veteranos em relação aos recém chegados. A tarefa de criar e manter uma equipa, nunca chega ao fim” Alex Ferguson

6º Passo: Atitude Diária

Conhece a canção Atitude de Aline barros?…

Chega de tropeços, quero direção
Quero Tua palavra, seja sim ou não
Não para o mundo e sim para o Teu reino

Quero atitude…

Nunca ouvi dizer que alguém tenha tropeçado numa montanha, tropeçamos com frequência em pequenas pedras, são os pequenos pormenores que fazem as grandes diferenças. Quando começo a trabalhar num novo projeto com uma nova equipa, um dos principais barómetros é a atitude…que Atitude tem a equipa? Que atitude tem os seus membros?…é aqui que sugiro que faça o 6º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Qual a minha atitude enquanto Líder?

2. Qual a atitude da minha equipa?

3. Que atitude queremos ser e ter?

 

“Lava-Pés…Este ato é um símbolo, é um sinal. (…) A lavagem dos pés significa: Estou ao vosso serviço (…). Enquanto sacerdote e bispo, tenho de vos servir.” Papa Francisco

7º Passo: Liderar pelo Exemplo

Quantos lideres Conhece que personificam a frase: Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço…” 🙂 já sinto o sorriso na sua face, adivinhei?. Certo?…também eu conheço e lido com muito no meu dia a dia…no entanto não existe melhor forma…só existe uma única forma…Liderar pelo Exemplo…altura certa para fazer o 7º exercício de Liderança e responda às seguintes questões:

1. Eu Lidero pelo Exemplo?

2. A minha equipa sente que Lidero pelo Exemplo?

3. Qual o reflexo da minha Liderança na minha Equipa?

 

“A liderança não é uma ação é um modo de vida. A liderança não é uma profissão nem um papel que se desempenhe enquanto se está no emprego e depois se abandone ao voltar para casa, para então relaxar e gozar a vida real. A liderança é a vida Real de um líder”. Chris Lowney

Etapas do Caminho da Líderança

A Liderança Pessoal, a vitamina para gerar resultados de valor em equipa! Só conheço uma única forma para Gerar Resultados de Valor em equipa, liderar pelo Exemplo. Diz-me como é a tua Equipa, dir-te-ei o Líder que És. Enquanto Líder queres ser o Exemplo? Se sim…Tens de te conhecer. Estarás tu disposto a conhecer-te?

Imagina que Lideras pelo Exemplo, conhecendo-te, conhecendo a tua equipa, comungando a missão, visão e valores da organização, estando alinhados, aprendendo e gerando soluções em equipa, manifestando através de uma atitude diária empoderadora. E se a partir de agora só Liderares pelo Exemplo, como os teus resultados seriam de valor em equipa. Imagina como seriam os teus dias a partir desse momento?…

Sim…é possível, basta tu quereres…sim eu sei…Tu Consegues Tudo Aquilo que QUERES.

Quando é que vais querer e dar o 1º Passo?…

Eu, Sandra Costa, estou aqui para ti, para te acompanhar nesse Caminho que cheira a cor de Resultados de valor em equipa.

 

27 Set 2018

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Por Sandra Costa

Consultora e Coach, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false