eu Sandra Costa a Mulher em serviço

Sandra Costa

A uma Rapariga

Abre os olhos e encara a vida! A sina
Tem que cumprir-se! Alarga os horizontes!
Por sobre lamaçais alteia pontes
Com tuas mãos preciosas de menina.
Nessa estrada da vida que fascina
Caminha sempre em frente, além dos montes!
Morde os frutos a rir! Bebe nas fontes!
Beija aqueles que a sorte te destina!

Florbela Espanca

 

A paixão pelas pessoas levou-me inevitavelmente até elas em serviço, desde que me lembro fui de sorriso fácil e através do sorriso chegavam até mim e eu chegava até às pessoas.

Iniciei o meu percurso profissional num mundo maioritariamente atribuído ao género masculino – Seguros & Banca. Não sei se pela educação caracterizada na altura por traços masculinos :), recordo-me desde cedo que os meus pais me atribuíram mesada para que eu pudesse aprender a gerir o dinheiro, com 10 anos sabia andar de trator, e com 13 anos muito orgulhosamente sabia manobrar com algumas das mais difíceis alfaias agrícolas. Os maus pais tinham várias máximas :), partilho aqui as que vincaram mais a minha forma de ser:

  • Máxima liberdade, máxima responsabilidade;
  • Tudo é obtido através do teu trabalho;
  • Queres muito uma coisa, luta por ela;
  • A vida não é fácil, é LLIINNDDAA :).

 

Por isso senti como natural todo o meu percurso inserido nesse mundo da alta finança.

Recordo-me como se fosse hoje o meu primeiro dia no Crédito Agrícola, na altura, Caixa de Barcelos, eu estava responsável pela área de seguros e a primeira coisa que o meu mentor me disse foi: Sandrinha, quando tiveres que atender um cliente, existem 2 truques que nunca falham: sorrir e escutar, escuta sempre até ao fim o que o cliente tem para te dizer, foram das palavras mais sábias que recebi em inicio de carreira. Como devem estar a imaginar atender reclamações de seguros há 20 anos atrás num banco…uh uh…nada fácil…diria, verdadeiramente desafiante :).

Recordo ainda hoje a atenção, cuidado, a disponibilidade e o carinho, com que sempre fui recebida em todos os ambientes profissionais, exclusivamente habitados por homens, inclusive quando em 2003 inicio o meu percurso na área comercial da seguradora sendo a única mulher na equipa de vendas 🙂 . A área comercial de uma seguradora para além de ser muito abrangente em termos geográficos, tinha de fazer cerca de 300 a 500Km era muito exigente a nível de funções, quando iniciei todos os meus colegas sem exceção se prontificaram a ajudar-me e a sua colaboração foi fundamental para o sucesso do meu trabalho.

Curiosamente agora que estou a escrever, dou conta que em quase todo o meu percurso profissional o meu dia a dia, o meu trabalho sempre teve presente maioritariamente o público masculino, e sim, dou-me muito bem entre eles, aprendo muito, gosto do seu jeito que me permite aprender a ser mulher e me complementa.

Nunca o facto de ser Mulher me impediu de fazer o que quer que fosse, de exprimir a minha opinião onde quer que estivesse de desempenhar as funções que desempenho, apenas sempre Fui quem Sou, Mulher em Autenticidade com as minhas caraterísticas e em escolha constante.

Perguntam vocês, trabalhas com mulheres?

Sim também trabalho 🙂 , e gosto muito,  com e através das mulheres me conheço e aprendo cada vez mais a ser uma delas.

Eu Sandra Costa, sou Mulher, Sempre fui Mulher em autenticidade e tudo o que construí e obtive foi na certeza de ser eu própria.

Não importa o género, Homem, Mulher, o importante são as pessoas. Com e através das pessoas me inspiro e inspiro, preciso de pessoas para ser eu Sandra Costa. Através do outro me conheço e com o outro me torno melhor pessoa e só uma melhor pessoa será um bom profissional – Eis-me aqui.

 

08 Mar 2019

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Por Sandra Costa

Consultora e Coach, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false