É Líder aquele que faz pela equipa ou faz com a equipa?

É Líder aquele que com a equipa?

Ut Unum Sint

“Que todos sejam um”

Evangelho S. João Cap. 17

 

Permita-me que lhe faça uma pergunta, é Líder aquele que faz pela equipa ou faz com a equipa? Já alguma vez parou para pensar nisto desta forma?

Enquanto Líderes, quando pensamos em equipas de vendas, pensamos em resultados sendo quase esses os únicos que interessam 🙂 …e eu Líder o que faço para que os resultados aconteçam?

 

D. Jorge Ortiga Arcebisto Primaz de Braga escolheu como seu lema episcopal a passagem do cap.17 do Evangelho de S. João “Ut unum sint” – que todos sejam um, este lema representa a Unidade Episcopal em que cada um de nós tem a sua missão. Só podemos ser um quando cada um de nós pensa e age em favor de todos. Para D. Jorge esta é a única forma de viver a sua Liderança Episcopal.

E tu, enquanto Líder como vives a tua liderança?…

Partilho a minha vivência de minha liderança há 14 anos atrás….

Esta história é real 🙂 ,  aconteceu comigo ao serviço da CA Seguros (companhia seguradora do ramo real do Crédito Agrícola). Decorria o ano de 2005, lembro-me como se fosse hoje, não estivesse eu grávida da Júlia 🙂 .  Numa famosa formação de Liderança de Alto Desempenho promovida pela Dynargie, eu e o meu colega Nelson Lampreia fomos escolhidos como pares para fazer um exercício muito especifico. Eu e o Nelson, fizermos o exercício rapidamente, executamos todas as tarefas propostas,  tudo na perfeição e terminamos muito antes dos outros pares.

A formação decorria numa sala do Hotel Estoril Eden, com vista para o Estoril Open, e recordo-me do formador, o Jorge, no final do exercício se ter dirigido a mim e ao Nelson e dizer:

– Sandra & Nelson, tal e qual os tenistas ali no Estoril Open, fizeram um trabalho notável, parabéns. Foi magnifico ver como atuam em equipa, fizeram tudo muito bem, contudo…não fizeram nada do que vos foi pedido…..

Eu e o Nelson olhámos um para o outro desolados e ficamos a pensar…ups (na realidade foi mais oh shit) … que foi desta vez OMG (Oh my Good)

Continuou  o Jorge:

– Sandra & Nelson, foi-vos pedido para que a equipa realizasse a tarefa tendo-vos a vocês os 2 como líderes…o que vocês fizeram?… foi fazer pela equipa…e não deram a possibilidade de a equipa poder participar….

Aí o Jorge coloca a questão a toda a equipa:

 

É Líder aquele que faz pela equipa ou faz com a equipa?

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………….……………..

 

Silêncio total, todos compreendemos o que o Jorge nos quis dizer. Posso dizer-vos que foi uma das maiores lições que aprendi sobre liderança.  Se quiseres ser líder faz com a equipa, permite que a equipa aprenda de forma a que tu sejas prescindível e que a equipa funcione sozinha. Se fores um verdadeiro líder, geras líderes ao invés de gerares seguidores…

Com esta aprendizagem criei os…

 

#3 Ingredientes imprescindíveis para gerar Líderes de Valor

 

#1 – Princípio da Unidade

 

Que todos sejam um, cada um tem de contribuir para o todo. Cada um de nós tem de cumprir a missão para a qual está em serviço na equipa.

 

#2 – Insatisfação Diária

 

Não há acomodação. Não viver acomodado ao que já foi realizado. Na Liderança cada dia é um novo dia, e cada novo dia traz com ele novos desafios. Os Resultados constroem-se diariamente.

 

#3 – Confiança Plena

 

Confiar em mim,

Confiar na liderança,

Confiar na equipa,

Confiar no produto,

Confiança e compromisso no agir em Liderança com os resultados que só dependem de cada um de nós.

Todos e tudo sempre em missão.

 

Ser líder é contribuir para que o principio da Unidade seja um valor vivido em equipa. Permitir que a insatisfação diária nos leve em equipa ao caminho da excelência onde todos e tudo estão em missão.

 Se tu Líder te sentes assim, estás em caminho…continua 🙂

Se tu Líder não te sentes assim, estás também em caminho contudo a precisar de ajuda e eu Sandra Costa estou aqui :).

✆ 963 958 089

sandra@gliimecode.com

 

Ser o Líder que tu queres Ser,  só depende de ti 🙂

 

21 Mar 2019

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Por Sandra Costa

Coach e Consultora, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false