O meu diário de bordo para resultados de valor no Linkedin – 2ª parte

Bem-vindo à 2ª parte do Meu Diário de Bordo para resultados de valor no linkedin.

O meu Diário de Bordo é um método muito simples que proponho para organizar as nossas rotinas no linkedin, obtendo os resultados que pretendemos, sem despender demasiado tempo.

Na 1ª parte deste artigo, apresentei as bases do sistema. Se ainda não teve oportunidade de ler a 1ª parte deste artigo, proponho que o faça agora, antes de continuar a ler este artigo.

Sem as bases do sistema trabalhadas é muito pouco provável, mesmo muito pouco, que consiga obter resultados de valor com a implementação do Meu Diário de Bordo.

Relembremos as bases do sistema:

1º Definir “Avatares”

2º Optimizar o Perfil Pessoal

3º Criar scripts

4º Criar/otimizar a página da empresa

Agora que relembrámos as bases e antes de desvendar o diário de bordo propriamente dito, quero fazer alguns “avisos à navegação”.

Acredito que não lhe vou falar de algo novo, mas acredito também que nunca é demais relembrar aqueles que eu considero como fundamentos das redes sociais e do social selling, para que não caiamos em tentação de seguir atalhos e nos desviemos do caminho certo:

1. Acrescento valor ao mundo de quem me segue e importo-me genuinamente com essas pessoas. Escuto-as ativamente: o que precisam? como preferem? o que os motiva e inspira? Como posso eu ajudar?

 

2. Dar, dar, dar e dar até que venham ter comigo e não o contrário. As relações constroem-se ao longo do tempo. Conquisto a confiança dos meus seguidores, criando valor, dando-me a conhecer e mantendo-me em contacto de forma regular.

 

3. Independentemente do meu negócio ser B2C ou B2B, os negócios fazem-se entre pessoas. No linkedin o meu perfil pessoal é a “estrela da companhia”.

 

Avisos à navegação feitos, desvendo de seguida o meu Diário. 🙂

 

Diário de bordo – Atividades diárias

Tempo estimado [60 minutos]

Minha Rede

Avaliar e aceitar pedidos de conexão

Se por um lado quanto mais contactos tiver, mais pessoas poderão ver o seu conteúdo, por outro lado aceitar convites de pessoas que não conhece e nada têm a ver com a sua área, direta ou indiretamente, pode, de facto, não trazer qualquer mais-valia para nenhuma das partes.

A minha sugestão é de que aceite os convites de pessoas que conhece pessoalmente e de pessoas que se enquadrem no seu segmento alvo ou sejam profissionais da sua área. Considere e avalie ainda os convites com mensagens personalizadas.

No caso de aceitar o convite, envie uma mensagem de agradecimento, usando o script que criou anteriormente.

Enviar novos pedidos de conexão

O Linkedin facilita-nos muito este trabalho, apresentando uma lista de “Pessoas que talvez conheça”. Tendo em conta os seus Avatares, comprometa-se consigo mesmo(a) com um número mínimo de convites a enviar por dia. Não se esqueça de personalizar a mensagem de convite, com a ajuda do script que criou anteriormente.

 

Notificações

Parabenizar

Uma vez mais o Linkedin facilita-nos esta tarefa, notificando-nos de datas importantes, como aniversários, novas funções e aniversários de empresa da nossa rede de contactos. São formas simples de se manter em contacto com a sua rede. Dependendo do seu grau de proximidade, pode optar por fazer o contacto por telefone, mensagem, etc. Em qualquer caso, não use as mensagens automáticas propostas pelo Linkedin. Rapidamente pode personalizar uma curta mensagem.

Menções  

Analise comentários e publicações que o(a) mencionam e responda. Não se limite a gostar. Através dos comentários, dê a conhecer o seu ponto de vista e acrescente valor à conversa.

Gostos/Partilhas/Quem viu 

Verifique quem gostou e/ou partilhou algum dos seus posts e comentários ou viu o seu perfil. Se não fizer parte da sua rede, convide-os e agradeça.

 

Início

Contribuir com informação relevante

Sabia que apenas 1% dos mais de 500 milhões de utilizadores do linkedin publica o seu próprio conteúdo, enquanto 20% acedem regularmente à rede para “consumir” conteúdo? (Pode ver outros dados interessantes e surpreendentes sobre Linkedin aqui). Isto traduz-se numa fantástica oportunidade para se destacar e manter-se “Top of Mind“ junto da sua rede, através da partilha de conteúdo.

Pode partilhar o seu conhecimento, publicando um artigo, partilhando insights ou uma publicação que mereça a sua referência. Para um maior impacto, acompanhe os textos de imagens ou vídeos curtos.

 

 

 

Para aumentar o alcance inclua hashtags relacionadas e mencione pessoas que possam ter interesse no assunto usando “@”nome.

Desafie as pessoas a agir num determinado sentido e use e abuse de perguntas. As perguntas são a essência da comunicação, que se quer nos 2 sentidos e não em monólogo.

Pode igualmente oferecer algo de valor, como um Ebook por exemplo, a quem o solicitar nos comentários. Envie depois a sua oferta por mensagem. É uma excelente forma de iniciar uma conversa e desenvolver novas oportunidades de negócio.

Se tiver um blog pode republicar os seus artigos diretamente no linkedin com uma menção do tipo “Artigo originalmente publicado em  www.gliimecode.com”.

Os artigos que publicar no linkedin aparecerão também no seu perfil. É uma forma fantástica de dar a conhecer alguns dos seus insights e estilo de comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionalmente partilhe os seus conteúdos nos grupos relacionados que integra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando optamos por criar um artigo de raiz, pela minha experiência, não é provável que consigamos fazê-lo e publicá-lo em menos de 30 minutos. A minha proposta é que reparta o processo de criação por vários dias.

 

 

 

Pode também dar a conhecer os que considera como pontos altos de um evento em que participou, alguns insights de um livro que leu, entre muitas outras formas de contribuir para a rede.

Analisar e comentar publicações

Reserve algum tempo para analisar e comentar publicações recentes do seu feed.

Para além de ficar a par de informação relevante, é uma excelente forma adicional de dar o seu contributo e ganhar visibilidade extra, que será tanto maior, quanto maior for o valor acrescentado dos seus comentários. Uma vez mais relembro, não se limite a fazer um gosto.

 

Pesquisa ou prospecção

Para além dos convites enviados através da opção “Pessoas que talvez conheça”, a ideia é alargar a sua base de contactos.

O linkedin fornece-nos um conjunto de filtros que podemos usar para encontrar os nossos “avatares” ou clientes ideais nos seus contactos de 1º, 2º e 3º graus.

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra ferramenta gratuita e completar que recomendo vivamente é o https://recruitin.net/, onde pode pesquisar perfis do linkedin, usando várias keywords em simultâneo e excluindo outras (pesquisa booleana AND/OR/NOT).

 

 

 

 

 

 

 

Comprometa-se uma vez mais com um número diário de pessoas a convidar e use os seus scripts para lhe facilitarem a tarefa. Vale a pena percorrer o perfil da pessoa, para que a sua mensagem possa ser mais personalizada e ir ao encontro do que podem ser as necessidades da pessoa.

 

Mensagens

Responder às mensagens 

Leia as mensagens que recebeu e responda.

Enviar mensagens 

Mantenha-se em contacto com a sua rede.

Coleccionar contactos, como cartões-de-visita no fundo de uma gaveta, de nada nos serve.

Crie uma sequência de mensagens com informação relevante e segmentada para construir confiança, credibilidade antes de promover qualquer oferta.

Considere enviar pequenos inquéritos como: “trabalho com várias empresas do seu sector e um grande número de empresas refere que o seus principais desafios em .. são …Partilha da mesma opinião? Quais destes desafios também são uma realidade na sua empresa?”. Para além de recolher ideias para criar novos conteúdos, é uma excelente forma de manter a comunicação bilateral e demonstrar preocupação.

É provável que uma grande percentagem não responda inicialmente. Isto não significa que não leiam a sua mensagem e que não comece lentamente a despertar o seu interesse e a sua atenção. Seja paciente.

Tire também partido de ocasiões especiais, como eventos e situações em que tem de se deslocar para outra cidade ou país. Envie previamente mensagens aos contactos que se encontram na localidade e aproveite a ocasião para trocar ideias cara a cara.

Para não perder o fio à meada é preciso manter o registo dos contactos que realiza. Não precisa de ter um CRM ou outro sistema complexo. Uma simples folha de excel pode ser uma excelente aliada.

Comece por exportar os seus contactos para uma folha de excel. Receberá por email um ficheiro em formato CSV. Se precisar de ajuda, fale comigo.

 

 

 

Considere no seu mapa os dados principais como Nome, Link do perfil, Título, Data da conexão e notas importantes.

Organize os seus contactos por categorias como prospectos, parceiros, networking e, dentro destes, por tags que façam sentido para o seu negócio e facilitem o seu trabalho de comunicar de forma personalizada.

Inclua ainda os campos em que vai registar as datas dos contactos que vai efetuando e lembretes para as próximas mensagens a enviar.

 

 

 

 

 

A grande magia das redes sociais acontece em grande medida fora delas, quando temos a oportunidade para realizar uma reunião telefónica ou presencial, mas para isso temos de construir uma relação sólida de confiança e win win.

Pode estabelecer um número mínimo de contactos feitos até avançar para uma mensagem de sugestão de contacto telefónico ou reunião, o que pode variar de negócio para negócio, mas sugiro que o número se situe entre 4 a 7. Podemos ter um fluxo de contactos como o seguinte:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é o meu diário, agora desvendado. 🙂

Provavelmente reparou que realizo as tarefas mais rápidas inicialmente e deixo as mais complexas para o final. Esta é apenas a minha rotina. O importante é que tenha em conta as atividades regulares importantes e crie a sua própria rotina, de acordo com os seus objetivos e preferências.

Será que este sistema lhe pode trazer os resultados que procura?

Só há uma forma de o comprovar. Fazendo!

Se tiver alguma questão ou quiser o meu apoio, entre em contacto comigo.

Ainda não faz parte da minha rede de contactos, envie-me um convite.

Seja bem-vindo à minha rede do linkedin!

26 Out 2018

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Os mais vistos

foto teresa secco

Por Teresa Secco

Consultora e Coach. Adora aprender novas matérias e perspetivas, numa base diária e é apaixonada pelas áreas do marketing e do desenvolvimento pessoal. É fã de pessoas sorridentes que assumem, com confiança e determinação, o seu papel de co-criadores da sua vida e essa é a sua forma de estar na vida.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false