O meu diário de bordo para resultados de valor no Linkedin – 1ª parte

atividades diárias linkedin

 

 

 

 

 

Tempo… “aquele” recurso escasso, cada vez mais valorizado. Numa Era em que imperam as distrações, a sua gestão é particularmente importante.  Não admira que quem é orientado para resultados de valor procure, continuamente, formas de melhorar a sua gestão.

Hoje quero partilhar consigo uma, das várias ferramentas de trabalho, que criei para mim e para os nossos clientes realocarem o seu tempo, com muito maior efetividade de resultados e que o pode ajudar a fazer o mesmo – O diário de bordo para resultados de valor no Linkedin.

Se está a ler este artigo, provavelmente, já segue o nosso blog há algum tempo e sabe que, dentro das áreas em que trabalhamos, procuramos, através dos nossos artigos, dar resposta a desafios, dúvidas ou simplesmente questões/reflexões que os nossos clientes e amigos vão partilhando connosco.

Um dos desafios, que nos últimos tempos, parceiros e clientes, têm partilhado comigo, muito frequentemente, é o desafio diário de manter a consistência, no que à estratégia de conteúdo diz respeito. O grande desafio é o de ter tempo para executar o rol de tarefas que têm a seu cargo diariamente e ainda alimentar as redes sociais com conteúdo de valor.

A verdade é que o marketing de conteúdo requer dedicação, logo algum tempo de valor. 🙂

Este é também um desafio meu – @Teresa Secco, um desafio da minha partner @Sandra Costa e também um desafio muito nosso – @Gliimecode.

Este é um desafio de todos nós. Um desafio que só se vence, FAZENDO e hoje quero partilhar consigo alguns insights para o fazer da melhor forma.

Vamos em conjunto fazer acontecer… O que lhe parece? Aceita o desafio?

O facto de estar a ler esta linha de texto, diz-me que quer melhores resultados com esta rede :)… Passemos então à ferramenta em questão.

Trata-se de uma ferramenta que criei para me ajudar e ajudar os nossos clientes a desenvolver a sua presença na rede social Linkedin, a desenvolver a sua rede de contactos profissionais, a promover o seu negócio e a suas marcas pessoais e, não menos importante, a medir os seus resultados.

O LinkedIn é a maior rede social profissional, que conta atualmente com mais de 500 milhões de utilizadores, em 200 países e 2 novos utilizadores a cada segundo. Cerca de 260 milhões acedem à rede a cada mês e 40% destes acedem à rede diariamente.

Quando usado corretamente, o Linkedin é uma ferramenta altamente eficiente para:

– Desenvolver a sua marca pessoal e da sua empresa

– Construir autoridade e confiança

– Encontrar oportunidades de emprego e contratar pessoas

– Fazer prospeção e obter oportunidades de negócio

– Desenvolver parcerias

– Divulgar e ter acesso a conteúdo valioso

– Dar e solicitar apoio a colegas

A ferramenta que vou agora partilhar consigo, foi testada através do meu perfil, como de todos os que tenho ajudado e gerido através dos clientes da @Gliimecode, com resultados de valor.

A informação existente sobre esta rede é vasta e a minha intenção foi a de criar um sistema pragmático e funcional, que permitisse aos nossos clientes assegurar um conjunto de atividades estratégicas, que se encaixasse na sua agenda diária e que lhes garantisse resultados de valor.

 

O meu Diário de bordo para a rede social Linkedin

 

Bases do sistema

1. Definir “Avatares”

A peça central de tudo o que faz no linkedin é o seu perfil pessoal, de que vamos falar de seguida.

No entanto, qualquer que seja o seu objectivo – aumentar o número de leads e clientes, encontrar oportunidades de emprego ou outros, recomendo que comece por definir o perfil ideal dos profissionais que quer encontrar e pelos quais quer ser encontrado.

Isto porque este dados vão influenciar fortemente a informação a incluir no seu perfil, que deve relacionar-se com as necessidades e linguagem do seu segmento alvo.

Comece então por fazer este exercício de definir as características dos perfis ideais: denominação; sector de atividade, função que desempenha, localização, entre outros.

 

2. Optimizar o Perfil pessoal

O seu perfil está no centro de todas as atividades. Será a sua “montra” que demonstra a sua expertise, atesta a sua autoridade, credibilidade e confiança. Deve transmitir o que o faz único enquanto individuo, assim como a forma como pode ajudar a solucionar os desafios dos seus “avatares”.

Vejamos os aspetos essenciais que não deve perder de vista:

Fotografia

Opte por uma fotografia atual, que reflita a imagem que quer transmitir em ambiente profissional.

Nota importante: Se tem uma empresa não use o logotipo da marca como imagem de perfil. Reserve-o para a página da empresa..

Nome

Use o nome e sobrenome pelo qual as pessoas o conhecem

Título

Em poucas palavras inclua a sua principal função atual e o que faz. É a informação que as pessoas verão por baixo do seu nome, sempre que se relacionarem consigo. Recomendo que escolha uma linguagem que os seus clientes usariam em vez de jargões técnicos.

Sumário

Utilize este espaço para explicar o que o torna único, quem ajuda e como. Inclua um apelo à acção. O que pretende que as pessoas façam a seguir? Se por exemplo quer ser contactado inclua esse apelo de forma clara e torne o contacto fácil, incluindo o seu email e/ou telefone.

Imagem de capa

Aqui pode adicionar alguns elementos da sua marca (se tiver uma) ou outro elemento gráfico que reflita o posicionamento pretendido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Personalize o seu URL

Em vez de um URL com uma estranha sequência de números, pode criar um URL “limpo” e personalizado. Veja aqui como fazê-lo.

 

 

3. Criar “Scripts”

De forma a poupar tempo, recomendo que crie alguns scripts que vai usar com frequência e que poderá, caso a caso, personalizar com o nome do contacto e alguma informação específica, que nalguns casos queira acrescentar. De resto será “copiar e colar”.

Mensagem de convite

É recomendável que personalize os seus convites ao invés de utilizar a mensagem que o linkedin propõe por defeito. Não precisa ser nada muito elaborado.

Mensagem de agradecimento

Caso o contacto aceite o convite, responda com uma mensagem de agradecimento. Para além de agradecer o facto de a pessoa aceitar o seu convite, acrescente alguma informação sucinta sobre si e inclua algum apelo para que a pessoa possa responder, dando continuidade ao networking.

Mensagens de continuidade

O objetivo destas mensagens é enviar informação segmentada e relevante, por forma a construir confiança, credibilidade e demonstrar autoridade enquanto especialista na sua área.

Pode por exemplo enviar o link de um artigo que escreveu ou leu e que considera relevante para o contacto, pedindo o seu feedback.

Pode ter um texto tipo preparado e depois acrescentar apenas o link e alguma informação adicional.

Mensagem de sugestão de contacto telefónico ou reunião

As mensagens escritas não são suficientes para fechar um negócio e depois de algumas mensagens, a ideia é sair da rede social, logo que possível. Depois de alguma confiança conquistada e de conhecer um pouco do projeto da pessoa é chegada a leitura de discutir algumas soluções por telefone, vídeo chamada ou presencialmente.

 

4. Criar/otimizar a página da empresa

As páginas de empresa permitem promover os seus produtos e serviços e divulgar a sua marca.

Para criar uma página de empresa aceda a https://www.linkedin.com/company/setup/new/.

Vejamos os aspetos essenciais que não deve perder de vista:

Visão geral

Facilite a tarefa das pessoas certas encontrarem a sua empresa, incluindo palavras-chave na descrição e no campo de especializações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logomarca e imagem de capa

Inclua imagens coerentes com a imagem corporativa da empresa. A imagem de capa pode refletir eventos, ofertas e conquistas.

Página de vagas

Pode usar esta página para divulgar processos de recrutamento em curso

Página Showcase

Indicada quando a empresa tem subprodutos ou linhas de serviços destinados a diferentes segmentos, que requerem mensagens diferenciadas.

Grupos em destaque

Pode agregar nesta secção os grupos de gere ou em que participa.

Atualizações

Aqui pode partilhar um artigo (link), foto, vídeo ou ideia. Estimule a partilha, os gostos e os comentários através de perguntas e outros apelos à ação.

 

Esta é a base do sistema. Uma base simples, que faz o sistema funcionar e facilita as atividades diárias.

No próximo artigo vou apresentar-lhe o conjunto de atividades diárias que proponho que leve a cabo, que lhe permitem consistência e resultados.

Até lá, sugiro que trabalhe as bases do seu sistema.

Se quiser o nosso apoio ou quer, simplesmente, saber mais sobre este tema, fale comigo.

Se ainda não faz parte da minha rede de contactos no linkedin, envie-me o seu convite e não se esqueça se incluir uma mensagem personalizada. 😉

Elevemos a nossa presença no linkedin!. A melhor altura para começar?

Agora!

 

12 Out 2018

foto teresa secco

Por Teresa Secco

Consultora e Coach. Adora aprender novas matérias e perspetivas, numa base diária e é apaixonada pelas áreas do marketing e do desenvolvimento pessoal. É fã de pessoas sorridentes que assumem, com confiança e determinação, o seu papel de co-criadores da sua vida e essa é a sua forma de estar na vida.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false