fbpx

Como Confiar na Confiança Des-Confiando das certezas!

Confiar na Confiança Des-Confiando das certezas

“Quis que na minha vida não se passasse nada
Para que tudo pudesse acontecer”

António Lobo Antunes

 

Nem vais acreditar no que me aconteceu esta semana…

Se confiares, vais ler este artigo até ao fim 🙂 …

No principio a certeza era que este seria um artigo sobre a minha experiência na Certificação de Parentalidade Consciente.

Contudo, sabes… quando tens de te sentar para escrever e não te apetece mesmo nada e nada te sai?

Esta semana vivi e senti esta não vontade, este não querer, esta confiança des-confiada da certeza do que queria…

Na Gliimecode publicamos um artigo semanalmente no nosso blog. Numa semana escreve a Teresa Secco, noutra semana escrevo eu. Esta semana era a minha vez…

Se em muitos momentos já tenho o artigo previamente escrito e as publicações vão fluindo, alguma vezes, quer por elevado fluxo de trabalho, quer por compromissos inesperados que surgem, os quais, escolho não reagendar por serem importantes para mim, tenho de escrever o artigo na semana da publicação.  Esta semana foi uma semana, sem artigo, muitos compromissos e pouca vontade 🙂 .

Contudo e como eu acredito e confio que tudo vem por bem, eu tinha certeza que algo iria surgir 🙂 . Na quarta feira, partilhei esta mensagem com a minha partner Teresa Secco.

 

E não é que fui bafejada pela inspiração Humanamente Divina 🙂 .

Um Líder, que participou no Workshop de Liderança Consciente, num contexto de palavras significativas, oferece-me a palavra CONFIANÇA. E Voilá, permiti-me inspirar e permiti que a Confiança habitasse em mim e fui de uma forma natural perguntando às pessoas com quem me cruzava, quer pessoalmente, quer nas redes sociais, o que significa para ti a confiança?

 Estas são as suas partilhas sobre confiança sempre des-confiando das certezas 🙂 

Ajustei os nomes, confio que o próprio saberá quem é 🙂

  

Nuno

“Confiar é entregar a minha vida, é algo que me permite ser eu.”

 

Ana

“Confiar é uma forma de me libertar. Para mim, não vale a pena desconfiar porque vou ficar toda a vida preocupada. Quando confio liberto-me.”

 

Carla

“A confiança é um processo de construção em que passamos a acreditar na pessoa. Sendo certo que só o conseguimos fazer quando interiormente sentimos que se tem que acreditar nas pessoas que nos rodeiam. Sem confiança vivemos com uma nuvem negra em cima de nós.”

 

Orlando

“Confiança é previsibilidade.”

 

Manuel

“Confiança é Acreditar sem ver, seguir de olhos fechados.”

 

Sérgio

“A Confiança tanto inspira como aliena as equipas, o líder que a consegue equilibrar toma as melhores decisões enquanto inspira a sua equipa.”

 

Pedro

“É mais difícil confiar ou dizer o que é a confiança? Uma imagem que, com muita frequência me vem à cabeça quando penso na palavra “confiança” é a imagem do trapézio, no circo. Aquele momento em que um dos trapezistas se lança no ar e confia que o outro trapezista o vai apanhar. Confiança significará coisas diferentes em horas diferentes. Às vezes será entregar-se; às vezes, acreditar; às vezes, “um largar da mão” –  deixar partir; arriscar, às vezes, abandonar-se; às vezes, aceitar “não controlar”. Pensa na confiança como algo necessário e imprescindível; mas também penso na confiança como algo frequentemente minado pelo cinismo da vida e das relações.”

 

Teresa & Sandra (Diálogo escrito  de menssenger 🙂 )

Sandra: Cu Cu

Questão para responderes para me ajudar a escrever o artigo. O que significa para ti a confiança?

Teresa: Alô Alô

Confiança tem a ver com saber com o que posso contar

Sandra: Esta cena da confiança. Hoje estou a permitir-me habitar sobre isto.

Tem tido a ver com a forma como praticamos a nossa liderança consciente. Faz sentido?

Teresa: Talvez. O que é confiança para ti?

Sandra: Confiança tem muito mais a ver com o que tu fazes do que com o que tu és.

Quando tens uma estima segura a confiança é plena. Aconteça o que acontecer sabes que aguentas.

Teresa: Podes ter auto estima elevada e não te sentires auto confiante numa situação  concreta.

Sandra: Sim, O importante para mim é compreender porque não te sentes confiante nessa situação concreta.

Teresa: Basta ser uma situação fora da tua zona de conforto. Uma situação nova por exemplo. Mesmo sendo uma pessoa com gosto particular por desafios, é normal que tenha de conquistar essa confiança. Digo eu.

Sandra: Sim, compreendo. Contudo mesmo que seja fora da tua zona de conforto, se tu fizeres tudo o que podes para te preparar acreditando que tudo vai correr como tem de correr, aceitando o que vier. Esta circunstância não te permite ter confiança?

Teresa: Sim, não vejo como uma circunstância. Talvez uma metaprograma 🙂 que é necessário correr.

 

E a conversa continuou, sem conclusões, permitindo-nos gerar partilhas valiosas e terminou com a esta mensagem que enviei à Teresa e que de alguma forma diz muito sobre mim, no que à confiança diz respeito.

 

“A Ti, Teresa Secco agradeço a tua disponibilidade e a forma como me permites ser nestas partilhas geradoras de valor. Através de ti alimento a minha confiança e a confiança na nossa relação sai fortalecida. ComTigo escrevi um artigo sobre confiança e permiti-me levar. Por confiar as minhas questões, incertezas, dúvidas aprendi muito e sinto que vou aprender muito mais.”

 

Em confiança deixo aqui o desafio de confiarmos mais nas incertezas e as questionar sempre que necessário.

Eu Sandra Costa partilho que estive sempre a escrever sobre mim. A confiança fala sempre mais de nós do que do outro. Curiosamente sinto que falar de confiança, é falar de Relações, falar de relações é falar de Parentalidade Consciente, falar de Parentalidade consciente é falar de Liderança consciente, falar disto é falar sobre mim 🙂 .

Por confiança,

Com Confiança,

Em Confiança,

Acredito que vale a pena deixar acontecer 🙂 . Estou aqui disponível para qualquer partilha que queiram fazer e des- confio 🙂 que irá com toda a certeza enriquecer esta discussão.

 

Confiança para mim, é:

espaço de resposta

Com confiança, nos contactos habituais:
Email: sandra@gliimecode.com
Móvel. 963 958 089

Por Sandra Costa

Coach e Consultora, apaixonada por pessoas. Acredita profundamente que quem não nasceu para servir, não serve para viver, por isso coloca-se ao serviço dos outros.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false