fbpx

Com que pé chuta melhor?

Preparação de kick-off

Apesar de apreciar bastante um bom jogo, não sei, nem jogo futebol, pelo que me atrevia a dizer: com os dois. 🙂

Até que, decidi colocar esta questão a um amigo, que foi um grande jogador profissional e que continua ligado ao futebol com outras funções. Quando lhe fiz esta pergunta, disse-me que o pé mais importante é a cabeça! 🙂

Adorei a resposta e, se dúvidas tivesse – que não tinha – percebi a razão de ele estar na posição onde está.

Esta questão surgiu aquando da preparação do kick-off 2018 das empresas nossas clientes.

Kick-off é uma expressão oriunda do futebol, que significa, em tradução literal para português, dar o pontapé de saída. Em contexto empresarial significa dar início a um projeto, atividade e, neste caso em particular, o início de um novo ano. Um ano que se quer marcante e único. Não é o ano que vai ser diferente, somos nós que vamos ter uma atitude diferente face ao novo ano, começando por colocar em prática tudo aquilo que sempre quisemos e que temos a certeza que, uma vez aplicado, resulta.

 

Permitam-me que vos conte uma História…

Era uma vez o melhor Clube de Futebol do Mundo. Em 2018, o clube vai jogar nas melhores Competições. A Direção deste clube tem como propósito ganhar todos os títulos – promessa feita aos seus sócios aquando da eleição. Este clube contratou o melhor treinador do Mundo, tem a melhor equipa Técnica, contratou os melhores jogadores, criou as melhores condições para eles treinarem. Para vocês terem uma ideia, no estádio, o ginásio, a sala de massagem, tem as melhores condições conhecidas, muito melhor que qualquer clube que possam conhecer ou imaginar…até sala de crioterapia tem…enfim tudo pensado ao pormenor e nas melhores condições possíveis, não falta nada. Na pré-epoca e antes do início do estágio propriamente dito, estando toda a equipa reunida o treinador apresenta um filme com o seguinte título:

 

“Os 10 segredos para ser um Campeão”

Subitamente fez-se silêncio e todas as atenções se voltaram para o ecrã, à medida que o marcante filme passava em revista os ditos segredos. Vejamos:

1. Aprender com a época Anterior

Foram apresentados todos os títulos individuais e coletivos da equipa, todos os momentos de Glória, assim como, os erros cometidos durante toda a época anterior. Os erros foram estudados e apresentadas várias soluções para que a equipa não volte a cometer os mesmos erros.

2. Condições do Clube

Visualizaram-se todas as condições proporcionadas pelo clube, desde campos de treino, Sala de treino, massagens, crioterapia, sauna, jacúzi, yoga, sala de lazer, convívio, refeições, descanso e tudo o resto de que a equipa podia usufruir quando estava no seu Clube.

3. Jogadores Disponíveis

Foram apresentados todos os jogadores do Plantel, sua posição, suas características profissionais e Pessoais e para surpresa da maioria, foi apresentada a família, incluindo animais de estimação e hobby’s preferidos. A frase final foi: Estão Todos Convocados

4. Modelo de Jogo

Foi apresentado o modelo de jogo para a época 2018, tendo em conta as competições em que vão estar presentes e os jogadores disponíveis. A partir daqui a equipa ficou calibrada para o objetivo.

5. Objetivos da Equipa

O objetivo apresentado foi ganhar todas as competições onde a equipa está presente, tendo que para isso ganhar sempre ou quase sempre os jogos.

6. Competições a enfrentar

  • Campeonato Nacional
  • Campeonato Europeu
  • UEFA
  • Mundial de Clubes
  • Taça Intercontinental

 

7. Forma física e forma competitiva

Foi apresentado todo o plano de treino da pré-época, para trabalhar em pleno a forma física e competitiva.

8. Índices de Motivação

Foi apresentado o Plano estratégico para a nova época. Desde o Plano de treino, passando pela planificação dos estágios, plano de prémios de jogo e plano de descanso.

9. Equipa Técnica

Foram apresentadas todas as funções da equipa técnica e o plano de intervenção para o ano em questão.

10. Adversários

Foram apresentados todos os adversários conhecidos para todas as competições, em que a equipa vai participar, com particular incidência nos seus pontos fortes.

 

O filme terminava com Michael Jordan a dizer: O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipa ganha campeonatos…

 

Após a apresentação do Filme o treinador colocou aquela questão que vale sempre 1 milhão de Euros.

 

Qual o Vosso Propósito/ Intenção para 2018?

 O treinador não esperou que a equipa respondesse e fechou a reunião dizendo: “A resposta a esta questão, vai determinar o vosso resultado em 2018.“

No final da história o príncipe não casou com a princesa e foram felizes para sempre…no entanto, o treinador fez o casamento perfeito com a sua equipa e tenho a certeza que vai ser um ano de grandes vitórias para esta grande equipa.

 

E SE?…

 E Se…o clube de futebol for a minha Empresa;

E Se…a equipa técnica e jogadores forem os colaboradores da minha empresa;

E Se…o modelo de jogo for a estratégia da empresa;

E Se…os objetivos da equipa de futebol forem os objetivos da equipa da minha empresa;

E Se…as competições onde quero jogar forem os mercados que a empresa quer dominar ou entrar;

E Se…nos índices de motivação eu apresentar o que espero de cada um dos colaboradores e qual o seu plano de avaliação de desempenho e recompensa;

E Se…eu apresentar as funções e o que pretendo para toda a equipa;

E Se…identificar, estudar e acompanhar de perto todos os concorrentes da empresa;

 

Se…Eu cuidasse da minha empresa como se do melhor clube de futebol do mundo se tratasse?…

 E se… Eu pertencesse à melhor equipa de futebol do mundo…que troféus gostaria de ganhar?…

 

Vale a pena refletir sobre isto….

 Direcção, Treinador, Equipa Técnica, jogadores têm de estar alinhados para os mesmos objetivos. Para isso tem de existir uma comunicação clara, assertiva e uma partilha integral de todo o projeto, para que toda a equipa esteja envolvida e se sinta parte dele.

Tal com as equipas de futebol fazem Pré-época e essa pré-época determina o seu sucesso na época, também as empresas devem fazer o seu kick-off no início de um novo ano. Este deve ser preparado ainda no mês de Dezembro tendo em conta todos os pontos abordados anteriormente.

A Gliimecode tem tido o prazer de preparar kick-off à medida de cada cliente, tendo em conta o seu Propósito/intenção, com resultados muito positivos.

Se quiser começar a marcar golos e ganhar campeonatos…basta que nos contrate como treinador.

 

Afinal, o pé com que chuto melhor é, sem dúvida, a Cabeça! 🙂

 

Por Sandra Costa | 07 Dez 2017

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Os mais vistos

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false