Buscadores de novos desafios perdidos e achados

Estratégias e táticas para conseguir o emprego dos seus sonhos

Todos os dias me cruzo com pessoas “em busca de novos desafios” profissionais…

Muitos envergam esse mesmo título no linkedin ou apresentam-se dessa forma quando lhe perguntam o que fazem.

Alguns não se conformam com um trabalho que não os preenche e realiza. Outros querem experiências diferentes, que os faça crescer, pessoal e profissionalmente. Outros ainda vêem-se numa situação de desemprego, por vezes inesperada… talvez se reveja numa destas situações ou a alguém próximo.

O que acontece é que enquanto alguns destes profissionais recebem, em pouco tempo, propostas de emprego, outros lidam, meses ou anos, com este desafio e muitos acabam por desistir.

Muitos dos primeiros não têm mais habilitações que os segundos, não são mais inteligentes, mais dedicados ou mais ambiciosos…

O que fará então esta diferença nos resultados?

É precisamente sobre isso que hoje lhe vou falar: de estratégias que devem ser eliminadas por estarem cada vez mais votadas ao fracasso e de estratégias que atraem oportunidades profissionais extraordinárias.

Antes de falar de estratégias propriamente ditas, há alguns aspectos que deve ter bem presente.

O processo de recrutamento tem mudado muito nos últimos anos.

Segundo publicação espanhola Expansión, cerca de 80% das ofertas de trabalho são ocultas, ie, não são publicitadas. Estas são preenchidas através da indicação dos atuais colaboradores da empresa ou de outras pessoas da sua confiança.

Por outro lado, muitas são as empresas que, face aos milhares de emails semelhantes, que recebem com currículos, não abrem e/ou não respondem aos mesmos.

Assim, parece óbvio que o tradicional processo de pesquisa de ofertas de emprego e envio de currículos ou de disparo indiscriminado de candidaturas espontâneas, por e simplesmente, não funciona.

As suas estratégias de busca de novas oportunidades de carreira têm de evoluir!

Por esta altura, pode estar a perguntar-se: Como chegar aos 80% de oportunidades que não são do domínio público? E, como conseguir captar a atenção dos decisores e chegar à fala com eles?

Calma.

Se está numa situação de desconforto e insatisfação, a primeira coisa que quero que saiba é que está perante um desafio e também perante uma grande oportunidade.

 

“Inquietação e descontentamento são as primeiras necessidades do progresso.” ― Thomas Edison

 

Sempre que estamos conscientes de que uma área da nossa vida não nos satisfaz e estamos disponíveis para, proactivamente, procurar soluções, estamos já a percorrer o caminho do sucesso. 😊

Com este artigo quero propor-lhe algumas tácticas e fornecer-lhe um road book que têm feito a diferença na vida muitos profissionais “de sucesso” e que pode também fazer na sua.

A primeira pista que lhe deixo é que vai deixar de andar atrás de oportunidades. Vai, sim, atrair oportunidades até então inimagináveis.

Se isto lhe interessa, venha comigo!

 

Road book e táticas para atrair oportunidades profissionais extraordinárias

 

ETAPA 1 – Consciência de si próprio(a)

 

“Conhecer-se a si mesmo é o início de toda sabedoria” Aristóteles

O autoconhecimento é fundamental para atingir os seus objectivos e atrair as oportunidades profissionais, que, realmente, o vão preencher, pessoal e profissionalmente.

Existem várias ferramentas que nos guiam nesta reflexão.

No artigo O exercício nº1 que tem mesmo de fazer antes de publicar nas redes sociais falo de um dos modelos que gosto bastante de utilizar – O IKIGAI. Se ainda não leu o artigo, recomendo que o faça agora.

Explore esta ferramenta ou outras de que goste mais e instale uma atitude de questionamento constante, que lhe trarão insights e crescimento.

É, igualmente, fundamental que defina a sua Proposta de Valor, pois ela vai influenciar toda a sua atuação, comunicação e resultados. Saiba como pode definir ou redefinir a sua aqui.

 

ETAPA 2 – Foco

 

Clareza é Poder

Pode parecer óbvio, mas será que já definiu claramente o que quer? Pense bem…

Vejamos o essencial a ter em conta nesta etapa:

 

1. Quanto mais específico for na definição do seu objectivo, mais próximo estará de o alcançar.

Isto é válido para qualquer tipo de objectivo, incluindo, claro, o tipo de oportunidades profissionais que quer alcançar e atrair.

– Em que sectores operam as empresas onde quer trabalhar?

– Qual a sua localização?

– Que função quer desempenhar?

– Que tipo de cultura têm as empresas em que quer trabalhar? (têm uma cultura de inovação ou têm uma abordagem mais tradicional? Privilegiam um ambiente de trabalho informal ou formal? Associam-se regularmente a iniciativas de solidariedade? Promovem regularmente eventos de team bulding?…)

2. “Don’t just think it, ink it.”

Faça este exercício por escrito. A escrita é poderosa.

Podermos olhar, uma e outra vez, para o que escrevemos evita que as ideias se percam, nos milhares de pensamentos que vagueiam na nossa mente, diariamente.

Além disso, se deixarmos os objectivos no plano mental é muito mais difícil ter clareza.

 

3. Formule os seus objectivos pela positiva, i e, escreva o que quer e não o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶q̶u̶e̶r̶.

 

4. Certifique-se que os objectivos que traça são, de facto, seus e não fruto da influência e expectativas de outros.

 

ETAPA 3 – Compromisso 

 

Depois de definir o seu objectivo, comprometa-se a 100%. Enquanto não o fizer haverá hesitação e, perante os obstáculos que naturalmente vão surgir, a probabilidade de desistir é grande.

Nesta etapa tenha presente 2 grandes aspectos.

 

1. “A vida é 10% do que acontece comigo e 90% de como eu reajo a isso.” – John Maxwell

Não pode controlar tudo o que acontece e deve estar ciente de que irá lidar com vários tipos de obstáculos e adversidades.

É sim responsável pelo que pensa, sente e pela forma como responde ao que acontece.

Quando culpamos a crise, as políticas ou outros factores que não controlamos e não assumimos a responsabilidade pela qualidade da nossa vida, entregamos o nosso poder.

A sua atitude é mais importante do que as circunstâncias, do que as suas habilitações ou do que os outros falam ou pensam.

 

2. Crer para Ver

Tem de acreditar e comprometer-se antes de ver qualquer resultado.

Lembra-se da última vez que quis muito uma coisa e arranjou forma de a conseguir?

Fortaleça o seu jogo interno e energize o seu objectivo, refletindo sobre o que ele significa para si, o que o move a querer atingir esse objectivo e o que ele lhe trará.

 

ETAPA 4 – Responsabilização

 

Agora é preciso passar à acção, propriamente dita.

O comportamento é a parte visível da atitude e é o que temos de mudar, se queremos gerar outro resultado.

Provavelmente, o que tem feito até aqui vai deixar de pertencer ao seu cardápio de estratégias.

Preparei um road book com todas as etapas e táticas transversais, prontas a aplicar qualquer que seja a oportunidade profissional que ambiciona.

Vou reservá-lo e partilhá-lo consigo no meu próximo artigo.

 

Até lá proponho que explore as primeiras 3 etapas – Consciência de si próprio(a), Foco e Compromisso.

 

Sabia que esta é a estrutura base de um processo de coaching, que pode aplicar para atingir qualquer tipo de objectivo? =)

O coaching é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal através de um processo de consciencialização, focalização e responsabilização.

É uma ferramenta poderosa, que integro nos processos de acompanhamento de clientes, que procuram o nosso apoio neste campo. Permite-nos garantir uma base sólida e agilizar a concretização dos seus objectivos.

Se quiser dar a sua opinião, colocar qualquer questão ou saber como o posso ajudar, de forma individualizada, a atrair a oportunidade porque tanto anseia,  já sabe que estou à distância de um clique. 😊

Vai agarrar as rédeas da sua carreira agora ou continuar à espera que uma oportunidade lhe bata à porta?

 

02 Mai 19

Mantenha-se por perto, conheça as novidades em primeira mão e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Os mais vistos

foto teresa secco

Por Teresa Secco

Consultora e Coach. Adora aprender novas matérias e perspetivas, numa base diária e é apaixonada pelas áreas do marketing e do desenvolvimento pessoal. É fã de pessoas sorridentes que assumem, com confiança e determinação, o seu papel de co-criadores da sua vida e essa é a sua forma de estar na vida.

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false