16 Nov Blog corporativo – bom investimento ou simples moda?

Como consumidores, sabemos que o nosso processo de compra mudou radicalmente nas últimas décadas. Mais de 90% de nós (consumidores) utilizam a Internet, para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços, comparar preços e ler comentários e críticas de outros consumidores, antes de comprar.
Quando contactamos uma empresa ou uma empresa entra em contacto connosco, provavelmente, temos tantas ou mais informações do que o próprio comercial e, em grande medida, a decisão de comprar ou não, está tomada.
Por outro lado, estamos saturados de publicidade intrusiva, que não nos acrescenta qualquer valor e tão pouco nos dá qualquer garantia de credibilidade da marca.
Esta “perda de controlo” por parte das empresas, criou a necessidade de encontrar formas alternativas de intervir enquanto o processo de pesquisa de informações acontece e a decisão de compra está ainda a ser tomada.
Este fenómeno fez surgir o marketing de conteúdo e deu-lhe a importância que hoje tem – O conteúdo é Rei!
Quando falamos em produzir conteúdo, não falamos em escrever sobre como os nossos produtos e/ou serviços são fantásticos e porque estes são exatamente o que o cliente procura.
A ideia é que as empresas criem conhecimento que enriqueça o consumidor, que falem sobre a sua área de atuação, que o elucide sobre o seu “problema” e sobre as possíveis soluções. Quem decide é o consumidor e este quer tomar decisões informadas.
É aqui que entram os blogs, que são uma das mais poderosas plataformas para produção e divulgação de conteúdo.
Mas será que um blog contribui efetivamente para o sucesso de um negócio?
Os blogs têm um papel crucial na atração de visitantes e na sua conversão em clientes e são um dos maiores ativos de Marketing que uma empresa pode ter atualmente.
Passamos a listar aqueles que consideramos ser os principais benefícios de um brand blog.
1. Atribui autoridade à marca e faz dela uma Referência
Escrever conteúdo de qualidade faz com que a empresa seja reconhecida no mercado como tendo uma equipa que domina a temática, é competente e credível.
2. Ajuda a marca a ser encontrada através dos motores de busca (gratuitamente)
Publicar conteúdo de qualidade, com regularidade, ajuda a melhorar o posicionamento do site da empresa no Google, pelo que o mesmo aparecerá mais vezes aos utilizadores, quando fazem as suas pesquisas.
3. Torna o website da empresa dinâmico
Um blog requer atualizações constantes, tornando o site dinâmico, o que suscita interesse e incentiva visitas frequentes.
4. É um ativo permanente
Ao contrário das campanhas pagas, em que se deixarmos de investir, deixamos de atrair clientes através desses canais, no caso do blog, mesmo quando deixamos de o alimentar, o conteúdo publicado continua a atrair visitantes, de forma gratuita.
5. Permite informar o público e facilita a venda
Em muitos casos o utilizador ainda não está no momento ideal para comprar. Atraído para o blog da empresa, o utilizador vai encontrar soluções, informações e respostas às suas questões.
Vai mantendo contacto com a marca e estabelecendo confiança, até que esteja pronto para comprar.
Este aspeto é, particularmente, interessante no caso de produtos ou serviços complexos, cuja aplicação nem sempre é evidente e precisa de ser devidamente explicada, como é o caso de soluções tecnológicas, entre outras.
6. Permite criar e envolver uma comunidade (talvez o aspeto mais importante!!)
Quando criamos conteúdo centrado nas pessoas e no contexto em que um produto é utilizado, conseguimos criar na mente dos consumidores vontade, ideias e sonhos, que se materializam através dos produtos da marca.
Em vez de comunicarmos os atributos do produto que queremos vender, mostramos o estilo de vida em torno do produto, veiculando uma mensagem que inspira e cria uma ligação emocional entre a marca e consumidor.
Criamos assim uma comunidade de clientes fiéis, que vão passar a palavra, partilhar a mensagem na redes sociais e recomendar a marca de outras formas.
Os benefícios de ter um blog são indiscutíveis, mas resta a pergunta inevitável:
Ter um blog é caro?
Iniciar uma estratégia de conteúdo não implica grandes investimentos. Necessitamos de:
- um domínio (por ex: gliimecode.com)
- um blog – existem várias plataformas com opções gratuitas e pagas. Mesmo nas opções pagas, o investimento é reduzido. Recomendamos vivamente a plataforma wordpress
- Conteúdo – muitas empresas têm muito material interno, que pode ser facilmente transformado em conteúdo relevante, para publicação no blog
O envolvimento da equipa interna é, geralmente, suficiente para dar os primeiros passos, mas para levar esta estratégia ao próximo nível e começar a ver resultados satisfatórios e consistentes, contar com um parceiro especializado é a melhor opção.
Investir na criação de conteúdo relevante é uma tendência em todos os sectores, quer se trate de empresas B2C ou B2B.
Os blogs permitem às empresas Informar, Entreter, Divertir e Fazer sonhar a sua comunidade.
O nosso blog é um exemplo de um brand blog que pretende disponibilizar materiais de interesse para os nossos clientes, potenciais clientes e comunidade. Com o nome Learn & Act disponibilizamos diversos recursos informativos e de grande aplicabilidade. Pretendemos informar, inspirar e incentivar a Ação, pois, sem Ação, o conhecimento não tem grande utilidade.
Não deixe também de acompanhar os blogs vencedores da 2ª edição da Blogs do Ano, que foram anunciados na passada 3ª feira – 14 de Novembro – numa gala no Museu da Eletricidade, em Lisboa.
Já imaginou o que um blog pode fazer pela sua empresa?
Por Teresa Secco | 16 Nov 2017
Os mais vistos
- 20 Dezembro, 2019
A minha carta ao Pai Natal!
- 13 Dezembro, 2019
Como Confiar na Confiança Des-Confiando das certezas!
- 28 Novembro, 2019
Receita Rápida para uma boa Relação!
- 22 Novembro, 2019
Valor (Ter + Parecer) – a fórmula mais inteligente que pode aplicar
Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,
deixe-nos o seu contato
Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.
Não existem comentários neste momento