fbpx

Blog corporativo – bom investimento ou simples moda?

blog corporativo

Como consumidores, sabemos que o nosso processo de compra mudou radicalmente nas últimas décadas. Mais de 90% de nós (consumidores) utilizam a Internet, para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços, comparar preços e ler comentários e críticas de outros consumidores, antes de comprar.

Quando contactamos uma empresa ou uma empresa entra em contacto connosco, provavelmente, temos tantas ou mais informações do que o próprio comercial e, em grande medida, a decisão de comprar ou não, está tomada.

Por outro lado, estamos saturados de publicidade intrusiva, que não nos acrescenta qualquer valor e tão pouco nos dá qualquer garantia de credibilidade da marca.

Esta “perda de controlo” por parte das empresas, criou a necessidade de encontrar formas alternativas de intervir enquanto o processo de pesquisa de informações acontece e a decisão de compra está ainda a ser tomada.

Este fenómeno fez surgir o marketing de conteúdo e deu-lhe a importância que hoje tem – O conteúdo é Rei!

Quando falamos em produzir conteúdo, não falamos em escrever sobre como os nossos produtos e/ou serviços são fantásticos e porque estes são exatamente o que o cliente procura.

A ideia é que as empresas criem conhecimento que enriqueça o consumidor, que falem sobre a sua área de atuação, que o elucide sobre o seu “problema” e sobre as possíveis soluções. Quem decide é o consumidor e este quer tomar decisões informadas.

É aqui que entram os blogs, que são uma das mais poderosas plataformas para produção e divulgação de conteúdo.

 

Mas será que um blog contribui efetivamente para o sucesso de um negócio?

 

Os blogs têm um papel crucial na atração de visitantes e na sua conversão em clientes e são um dos maiores ativos de Marketing que uma empresa pode ter atualmente.

Passamos a listar aqueles que consideramos ser os principais benefícios de um brand blog.

 

1. Atribui autoridade à marca e faz dela uma Referência

Escrever conteúdo de qualidade faz com que a empresa seja reconhecida no mercado como tendo uma equipa que domina a temática, é competente e credível.

2. Ajuda a marca a ser encontrada através dos motores de busca (gratuitamente)

Publicar conteúdo de qualidade, com regularidade, ajuda a melhorar o posicionamento do site da empresa no Google, pelo que o mesmo aparecerá mais vezes aos utilizadores, quando fazem as suas pesquisas.

3. Torna o website da empresa dinâmico

 Um blog requer atualizações constantes, tornando o site dinâmico, o que suscita interesse e incentiva visitas frequentes.

4. É um ativo permanente

Ao contrário das campanhas pagas, em que se deixarmos de investir, deixamos de atrair clientes através desses canais, no caso do blog, mesmo quando deixamos de o alimentar, o conteúdo publicado continua a atrair visitantes, de forma gratuita.

5. Permite informar o público e facilita a venda

Em muitos casos o utilizador ainda não está no momento ideal para comprar. Atraído para o blog da empresa, o utilizador vai encontrar soluções, informações e respostas às suas questões.

Vai mantendo contacto com a marca e estabelecendo confiança, até que esteja pronto para comprar.

Este aspeto é, particularmente, interessante no caso de produtos ou serviços complexos, cuja aplicação nem sempre é evidente e precisa de ser devidamente explicada, como é o caso de soluções tecnológicas, entre outras.

6. Permite criar e envolver uma comunidade (talvez o aspeto mais importante!!)

Quando criamos conteúdo centrado nas pessoas e no contexto em que um produto é utilizado, conseguimos criar na mente dos consumidores vontade, ideias e sonhos, que se materializam através dos produtos da marca.

Em vez de comunicarmos os atributos do produto que queremos vender, mostramos o estilo de vida em torno do produto, veiculando uma mensagem que inspira e cria uma ligação emocional entre a marca e consumidor.

Criamos assim uma comunidade de clientes fiéis, que vão passar a palavra, partilhar a mensagem na redes sociais e recomendar a marca de outras formas.

 

Os benefícios de ter um blog são indiscutíveis, mas resta a pergunta inevitável:

Ter um blog é caro?

 

Iniciar uma estratégia de conteúdo não implica grandes investimentos. Necessitamos de:

  • um domínio (por ex: gliimecode.com)
  • um blog – existem várias plataformas com opções gratuitas e pagas. Mesmo nas opções pagas, o investimento é reduzido. Recomendamos vivamente a plataforma wordpress
  • Conteúdo – muitas empresas têm muito material interno, que pode ser facilmente transformado em conteúdo relevante, para publicação no blog

O envolvimento da equipa interna é, geralmente, suficiente para dar os primeiros passos, mas para levar esta estratégia ao próximo nível e começar a ver resultados satisfatórios e consistentes, contar com um parceiro especializado é a melhor opção.

Investir na criação de conteúdo relevante é uma tendência em todos os sectores, quer se trate de empresas B2C ou B2B.

Os blogs permitem às empresas Informar, Entreter, Divertir e Fazer sonhar a sua comunidade.

O nosso blog é um exemplo de um brand blog que pretende disponibilizar materiais de interesse para os nossos clientes, potenciais clientes e comunidade. Com o nome Learn & Act disponibilizamos diversos recursos informativos e de grande aplicabilidade. Pretendemos informar, inspirar e incentivar a Ação, pois, sem Ação, o conhecimento não tem grande utilidade.

Não deixe também de acompanhar os blogs vencedores da 2ª edição da Blogs do Ano, que foram anunciados na passada 3ª feira – 14 de Novembro – numa gala no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

 

Já imaginou o que um blog pode fazer pela sua empresa?

 

Por Teresa Secco | 16 Nov 2017

Para receber materiais e ofertas exclusivas diretamente no seu email,

deixe-nos o seu contato

Também não gostamos de SPAM! O seu email está seguro com a Gliimecode. Conheça a nossa política de privacidade.

Não existem comentários neste momento

Comente este artigo

false